quinta-feira, 11 de julho de 2024

BENEDICTION - THE GRAND LEVELLER (1991 - RELANÇAMENTO 2024)

 


BENEDICTION
THE GRAND LEVELLER - (1991 - RELANÇAMENTO 2024)

Shinigami Records/ Nuclear Blast Records - Nacional

O segundo álbum do BENEDICTION, e o primeiro com o vocalista Dave Ingram (ex-Bolt Thrower), é um dos grandes trabalhos produzidos pela cena do death metal inglês e que acabou por ser um divisor de águas na carreira da banda. Aqui, após "Subconscious Terror", as coisas começaram a acontecer para o grupo, consolidando com THE GRAND LEVELLER, o nome do nosso querido "Benê" dentro do cenário do death metal europeu, com uma sonoridade típica, mas muito pesada e agressiva. E o trabalho tem seu relançamento no mercado nacional através da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast.

Formavam a banda à época o já citado Dave Ingram (vocal), Peter Rew e Darren Brookes (guitarras), Paul Adams (baixo) e Ian Treacy (bateria). Com uma sonoridade própria, ainda que executando um death metal característico, o quinteto de Birmingham (e tinha lugar melhor pra ter surgido?), apresenta um trabalho com uma produção crua e direta, uma das referências utilizadas pelas bandas da época, sendo que podemos ouvir nitidamente cada instrumento, algo que evidencia ainda mais a brutalidade e agressividade dos ingleses. Na versão original, o álbum trouxe nove faixas, mas aqui temos a inclusão de um cover: "Return to the Eve" do Celtic Frost. Ou seja, se antes já era obrigatório aos fãs do estilo, agora passa a se tornar imprescindível!

O death metal do grupo sempre casou muito bem as letras e sonoridade, destacando o quinteto dos demais grupos da época. Assim, podemos perceber o peso e até mesmo uma atmosfera sombria em faixas como a abertura com "Vision in the Shroud", densa e arrastada em seu início e que descamba para uma porrada em forma de death metal. Esse clima mais sombrio, permanece inalterada na faixa seguinte, a "quase thrash" "Graveworm", onde o peso das guitarras se acentuam de forma consistente. Em seguida, um clima quase tétrico se desenvolve durante a execução de "Jumping at Shadows", um momento de prestar tributo a uma certa banda conterrânea do grupo e que ajudou as fundar as bases do Heavy Metal. Já "Opulence of the Absolute" traz consigo o death metal mais típico, com riffs ríspidos e cortantes, aliados a velocidade das batidas precisas de Ian Treacy. "Child of Sin" oferece uma maior variação de andamentos e comprova a versatilidade do quinteto. Ingram se mostra uma escolha mais do que acertada, tamanha sua desenvoltura para vociferar as letras do grupo.

"Undirected Agression" segue a linha do peso e agressividade, enquanto "Born in a Fever" começa intensa e arrastada, o que não a impede de adentrar a seara do death metal veloz e direto, como podemos conferir ao longo de sua execução. Outro ótimo momento é a faixa título, que carrega consigo todas as características do "Benê": peso, brutalidade, mudanças de velocidade, linhas vocais com identidade própria e atmosfera sombria. Um dos destaques do trabalho sem dúvidas. A curta e direta "Senile Dementia" encerra a versão antiga do álbum que nessa nova, recebe a adição de "Return to the Eve", cover do já citado Celtic Frost. Cheia de personalidade, a banda honrou e memória de um dos grandes nomes do metal extremo mundial, sem tentar reinventar a roda.

THE GRAND LEVELLER é um trabalho que fez o BENEDICTION alçar voos maiores, seja pela presença de Dave Ingram, seja pela qualidade das composições apresentadas. Um álbum que deve fazer parte da coleção de todo fã de death metal!

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário