segunda-feira, 15 de julho de 2024

DEEP PURPLE - LAZY SOD (EP - 2024)

 


DEEP PURPLE
LAZY SOD (EP - 2024)
earMUSIC - Digital

Os alienígenas existem sim, e eles estão entre nós! Calma você não está lendo algum texto da revista “Super Interessante” ou alguma resenha de documentário do “Discovery Channel”, ou outro ainda, algum texto absurdo de algum charlatão que julga  fazer contato com outros mundos. È apenas a melhor frase para classificar os “vovôs-garoto” do Deep Purple.

Como pode uma banda com 56 anos de idade, com a maioria dos seus integrantes beirando os oitenta anos de idade, seguir relevante e gravando material de grande categoria? Principalmente se confrontarmos os trabalhos do Purple com outras bandas clássicas, e com menos tempo de estrada, que parecem apenas gravar novos trabalhos para se manterem na estrada?

Bem, o Purple nos dá a receita aqui neste EP com 3 músicas inéditas e duas faixas ao vivo, a saber: “When Blind Man Cries” e “Uncommon Man” do álbum “Now What” lançado em 2013. Este é o primeiro lançamento a contar com o guitarrista Simon McBride, que adicionou sangue novo a banda, após a triste saída de Steve Morse, que se afastou para cuidar da sua agora falecida esposa que estava em fase terminal de um câncer. Simon, ao contrário de Morse, tem uma pegada mais rocker, se aproximando mais da velha escola “Blackmoreana” o que pode ter influenciado um pouco na composição destas três novas músicas.

A faixa que abre o EP , “Lazy Sod”, é um empolgante Hard Rock, com a marca registrada do Purple, e demonstra a excelente forma que os veteranos estão. Se Ian Gillan já não tem mais o “rugido” de décadas atrás, segue recitando as letras com muita classe e ao menos em estúdio sua voz está longe dos desgastes naturais. O solo de teclado de Don Ayrey faz o gênio John Lord se sentir orgulhoso lá no lugar melhor que ele está agora.

“Pictures Of You”, mais cadenciada e igualmente notável, nos remete diretamente ao mais que clássico álbum “Machine Head” de 1972. Mais uma bela interpretação de Mr. Gillan. Mas peço que preste atenção também na levada segura e cheia de grooves de Ian Paice, um dos maiores bateristas que já caminharam no planeta Terra.

“Portable Door”, novamente na linha de “Lazy Sod”, um Hard Rock arrasa-quarteirão com aquele cheiro de anos 70, onde Simon McBride consegue trazer um frescor ao mesmo tempo que se mantém clássico ao estilo tradicional do Purple. As duas faixas ao vivo já citadas, são mais para agradar os colecionadores, mas sempre lembrando que o Purple é uma das bandas que mais tem lançamentos ao vivo, e nunca é demais ouvi-los.

Enfim, “Lazy Sod” é um ótimo aperitivo para o novo álbum que “=1”, que será lançado muito em breve. Estamos na expectativa, sabendo que vem coisa (muito) boa por aí.

José Henrique Godoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário