KOOL METAL FEST
09/06/24
Vip STATION
São Paulo, SP
09/06/24
Vip STATION
São Paulo, SP
Texto : Flávio Soares
Fotos : Letícia Malaguez Orquiz
Fotos : Letícia Malaguez Orquiz
Chegamos na capital paulista no sábado (08) e, obviamente, nos dirigimos à Meca do Rock/Metal de São Paulo, a famosa Galeria do Rock. E pudemos perceber que a expectativa, a mobilização e a ansiedade em torno do festival estavam presentes em quase todas as rodas de conversa que se formavam por todo o ambiente. Isso deixou a equipe Rebel Rock bem empolgada.
No domingo, após um café da manhã reforçado, nos dirigimos ao local do evento com alguma folga no horário até para podermos nos inteirar do clima do festival. Ainda não tínhamos ido à eventos na casa Vip Station, mas pela movimentação do público, pudemos perceber que teríamos lotação total ou, pelo menos, algo perto disso.
Tudo ocorreu da melhor forma possível, encontramos muitos amigos, o credenciamento foi super rápido e, vale ressaltar, todo o "staff", tanto da casa como da equipe organizadora do fest, foram muito solícitos e prestativos, tratando à todos com muito respeito e atenção.
Assim que entramos no local, fomos surpreendidos com uma casa espaçosa e muito bem construída para grandes eventos, com uma ótima visão do palco em qualquer lugar do recinto. Outro ponto positivo à ressaltar, foi a pontualidade, seguida à risca pela organização. Então, exatamente às 15:00 a banda "Facada" deu início ao evento.
FACADA
Com a difícil missão de dar o pontapé inicial no evento, o FACADA entrou no palco uns minutos antes das 15:00. E o trio vindo de Fortaleza se saiu muito bem, espalhando ódio e destruição sonora em petardos já clássicos dentro da cena do Grindcore e do Death Metal extremo do Brasil. Finalizaram a sua participação já com a casa praticamente lotada e saíram do palco ovacionados.
CEMITÉRIO
Pontualidade seguida a risca. às 15:50 foi a vez dos paulistas da CEMITÉRIO, que já "entraram em campo" com o jogo ganho, pois com suas letras em português contando as histórias de filmes clássicos de horror, fica muito fácil para o público participar e cantar junto com a banda E foi exatamente isso que aconteceu. Belíssima apresentação, naquele velho clima "Old School" que agrada à todos nós.
VELHO
Na sequência, exatamente às 16:40, foi a vez dos cariocas da banda de Black Metal VELHO, outra que se beneficiou, e muito, de ter as suas letras escritas na língua pátria, pois fez com que quase todos cantassem junto "a plenos pulmões". Mais uma apresentação impecável.
VULCANO
Nada mais propício do que o horário do lusco-fusco, daquela transição do entardecer para a noite, para que o Quinto Cavaleiro do Apocalipse, empunhando em suas mãos uma espada forjada em aço e fogo, adentrasse ao palco para decepar as cabeças de quem ousasse ficar parado. E sim, em meio ao clima com muita fumaça, lá estava ele, talvez o mais antigo em atividade, o guitarrista Zhema Rodero (ou simplesmente Zhema), que junto à um time de excelentes músicos e, principalmente, contando com a figura carismática do vocalista e mestre Luiz Carlos Louzada, passou a mensagem e a música do VULCANO para uma plateia ao mesmo tempo estarrecida, vibrante e participativa. Muitos foram às lágrimas, e o quinteto de Santos, SP cumpriu gloriosamente a sua participação no festival.
VENOM INC
18 horas e 30 minutos....
Seria uma hora especial? Ou que se comemora alguma coisa? Normalmente não, mas com o VENOM INC, qualquer hora pode ser um horário de devoção à bruxaria. E foi com "Witching Hour" que Tony Dolan & Cia começaram a golear... Sim, porque ganho, o jogo já estava.
Mesclaram muito bem as músicas novas, com as músicas já conhecidas do Venom Inc. e com as mega-clássicas do Venom original. Para esse que vos escreve, a melhor apresentação da tarde/noite. Não por efetivamente ser a melhor banda, mas sim porque foi com a qual eu mais me empolguei. Gostos à parte, o Venom Inc foi mais um dos tantos acertos da produção dessa edição do Kool Metal Fest, e a impressão que fica é que o trio poderia ter tocado durante horas que o público iria responder como respondeu. Brilhante !
POSSESSED
Antes de mais nada, parabéns a toda produção do Kool Metal Fest pela brilhante, magnífica e corajosa iniciativa de trazer o grande POSSESSED para mais uma apresentação em "terra brasilis". Foi a banda mais aguardada da noite pela maioria dos presentes, pois muitos nunca haviam sequer cogitado a possibilidade de ver ao vivo o grande Jeff Becerra. E depois de uma pequena espera, após o show do Venom Inc, lá estava ele, a lenda, o cara, o criador de um estilo. Para muitos, um verdadeiro estandarte do Death Metal. Levando-se isto em conta, e sabendo de toda a experiência de Jeff em todos esses anos, sabíamos que estávamos diante de um grande acontecimento. Riff após riff, solo após solo, música após música, o grande baluarte chamado Possessed foi extasiando e cativando cada vez mais um público incrédulo e extremamente feliz. Mesmo quando temos a impressão de que Jeff está cada vez mais debilitado, é louvável e chega a ser emocionante perceber toda a força que ele faz para entregar ao seu público aquilo que ele tem de melhor, clássicos e mais clássicos do Metal da Morte. E assim foi até o último acorde, até a última palavra dita pela lenda viva em seu microfone. Um show inesquecível. Um show para jamais sair da memória.
Thanks Jeff and Possessed. Obrigado Kool Metal Fest.
Nenhum comentário:
Postar um comentário