segunda-feira, 29 de julho de 2024

SYMPHONY X - TOKIO MARINE HALL - 27/07/2024 - SÃO PAULO/SP

 


SYMPHONY X
Abertuta: Luiz Toffoli
Tokio Marine Hall
27/07/2024
São Paulo/SP
Produção: Top Link

Texto e fotos: Fernando Aguiar

Pouco mais de um ano se passou desde a última aparição em terras tupiniquins – Monster Of Rock 2023 – o Symphony X retorna com seu poderoso show, e desta vez, completo.

Formada em Nova Jérsei, em 1994, o Symphony X se consolidou como uma das maiores e expoentes bandas do Metal Progressivo por seu instrumental virtuoso, as letrar profundas e com seus arranjos pra lá de complexos.

Formada por Michael Romeo, Russell “Fucking” Allen, Michael LePond, Jason Rullo e Michael Pinnella, a banda trouxe uma apresentação técnica, que preencheu o Tokio Marine com as notas altas e agudos bem colocados do vocalista, além da bateria imparável, além de trazer um carisma incrível de quem se sente em casa.

Ainda com a casa quase vazia, eis que de forma repentina os integrantes da banda de abertura Luiz Toffoli entram em cena. A banda, liderada pelo exímio guitarrista curitibano, foi incumbida da abertura oficial da turnê do Symphony X aqui no Brasil (Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba). O som da banda tem uma característica diferente do Symphony X, com um som mais calcado em influências do Dream Theater, além da adição de pitadas de Power Metal. E para compor este time, Luiz conta com músicos de muito respeito e extremamente competentes: Cássio Marcos (Vocal), Léo Carvalho (Teclado), Pedro Tinello (Bateria) e Marcos Janowitz (Baixo).

O setlist apresentado teve como base o disco “Engima Garden”, lançado em 2023. E com uma apresentação extremamente profissional e elegante, com um som bem potente, iluminação dinâmica bem bacana, cativou o ainda pequeno público presente até aquele momento. E antes e encerrar a apresentação com “Frenetic Freak” ainda teve espaço para uma ótima homenagem a maior influência da banda, um cover de “As I Am” que foi cantado por praticamente todos os presentes.

O público ainda demorou um pouco a chegar e preencher o local (não houve lotação máxima da casa), porém quando a banda entrou em cena, a casa quase veio abaixo – parecia que a banda não se apresentava por aqui há pelo menos 10 anos – tamanha euforia e ânsia por um show solo da banda.
A banda entregou um espetáculo – literalmente – uma vez que a performance foi carregada de uma energia absurda, onde todos os membros puderam demonstrar suas habilidades técnicas. E para este que vos escreve a experiência foi mais surpreendente ainda, pois foi a primeira vez que vi a banda ao vivo e recomendo fortemente que você, caro leitor, o faça caso também não tenha visto.



O Setlist apresentado foi um apanhado de toda a carreira da banda, onde os principais destaques foram: “Iconoclast” (que abre o disco de mesmo nome, é uma porrada prog sensacional e certeira para abrir um show da banda). Em seguida vem “Nevermore” (cantada em uníssono e com muita emoção e energia pelos presentes). “Without You” (uma “power ballad” cativante do último álbum da banda, principalmente por sua melodia e letra). “Evolution”, a primeira da fase clássica da banda a aparecer no set elevou ainda mais as emoções do público presente, que cantou muito forte. “Paradise Lost” abriu o encore após um descanso merecido de 5 minutos (outra “power ballad” com uma execução e performance maravilhosa da banda). E para fechar, dois clássicos absolutos da banda onde o público aguardava ansiosamente pela execução. Estamos falando de “Out of the Ashes” e “Of Sins and Shadows” (está última muito pedida pelos fãs mais fervorosos durante quase toda a apresentação da banda) onde todos os presentes foram agraciados com este final apoteótico.

Ao final do show foi possível ver estampada na cara de cada fã a satisfação pelo show que acabará fazia poucos minutos.

Russel Allen, durante os agradecimentos finais garantiu que os fãs brasileiros verão a banda novamente em breve e que será no tour do próximo disco, que sairá em 2025.



Nós fãs, estamos no aguardo e ansiosos pelo novo lançamento e consequentemente por mais uma visita da banda, que com certeza, serão bem recebidos e será mais um show nota 10, assim como este de 2024.
Outro destaque que vale menção é a presença de palco, interatividade e técnica de Russel Allen. O que esse cara canta, não está escrito no gibi. Um dos melhores vocalistas que vi performar ao vivo, com absoluta certeza. Russel não é como alguns vocalistas por aí: aquele de estúdio apenas, ao vivo ele é muito mais até que em estúdio, o cara é F%$#@da mesmo.

Se você não viu a banda ainda, não perca a próxima oportunidade, não se arrependerá e será bem pago para ver uma das melhores bandas do Prog Metal em ação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário