segunda-feira, 25 de novembro de 2024

PICTURE - 10/11/2024 - MANIFESTO BAR - SÃO PAULO/SP

 


PICTURE EM SP: UMA VERDADEIRA AULA DE HEAVY METAL NO MANIFESTO BAR


Abertura: JUST HEROES
10/11/2024
MANIFESTO BAR
SÃO PAULO/SP
Produção: OPEN THE ROAD

Texto e fotos: Flávio Soares


Com a informação de que a casa abriria cedo, às 19h, rumamos de aplicativo para o local. Chegando lá, descobrimos que teria uma banda de abertura e que a programação tinha sido postergada em cerca de uma hora. Ficamos ali pela frente do Manifesto Bar, "dando um tempo" e (re)encontrando amigos de longa data. Aqui, abro um adendo neste relato para dizer que depois dos shows em si, este é um dos momentos que mais tenho apreço quando frequento algum tipo de evento na capital paulista ou no interior de São Paulo. Reencontrar amigos e conhecer novos irmãos que o Heavy Metal acaba por me presentear é uma das coisas que mais me motiva a viajar mais de 2.000 km (contando ida volta, temos um pouco mais que isso).

Mas, deixando as divagações pessoais de lado, vamos aos fatos. Logo que a casa abriu suas portas, entrei no famoso Manifesto Bar, pois nunca tinha tido a oportunidade de frequentá-lo. E realmente, é um local super agradável e aconchegante e com uma decoração incrível, onde podemos apreciar fotos e materiais doados pelos mais diversos artistas e bandas que já passaram pelo local. De guitarras dos alemães Michael Schenker e Uli Jon Roth à fotos autografadas de bandas como Megadeth e Satan até merchan e instrumentos de bandas novas como Jinjer. Pode-se passar um bom tempo curtindo, apreciando, descobrindo e fotografando toda esta decoração incrível.
 
Buenas... 20h e sobe ao palco a banda "Just Heroes", que tem uma curiosidade em sua formação atual : o baterista Marcus Castellani, que já foi integrante do Manowar. Mas todos são músicos extremamente competentes e o vocalista é dono de um timbre de voz idêntico ao de Rob Halford. Apresentaram músicas autorais e alguns covers (obviamente, Judas Priest e o já citado Manowar), e fizeram um set que impressionou boa parte dos presentes e esquentou o público para a atração da noite.



Ovacionados assim que saíram do camarim para fazer o trajeto até o palco, os holandeses do Picture estavam ali bem à nossa frente, e com as dimensões reduzidas do Manifesto, ao nosso alcance, literalmente. Começava ali, uma hora de aula de como se faz o mais puro e genuíno Heavy Metal.

Em turnê pela América do Sul, e comemorando incríveis 45 anos de carreira, o quinteto hoje formado pelo "front man" Peter Strykes (ex-Vandenberg), pelo "monstro sagrado" Laurens Bakker na bateria, pelos guitarristas Appie de Gelder e Len Ruygrok e pelo simpático "vovô" Rinus Vreugdenhill no baixo, literalmente "desceu a lenha" e executou clássico atrás de clássico, começando com uma introdução épica seguida de "Griffons Guard The Gold" e passando por músicas que marcaram época como "Message From Hell", "Nighttiger" e "Diamond Dreamer" até "Lady Lightning", última do set "normal" e "Make You Burn" escolhida para o "bis" e para finalizar essa aula incrível de como tocar música pesada com amor e devoção.


E quando pensamos que tudo estava finalizado, saem do camarim para interagirem com o seu público, dando autógrafos, tirando fotos e demonstrando gratidão e respeito por aqueles que os apoiam até os dias de hoje. Mais uma aula, desta vez de humildade e atitude. Enfim, uma banda completa.


Deixamos aqui o nosso total agradecimento à produtora Open the Road e a toda a equipe do Manifesto Bar. Sigam nos acompanhando aqui no Rebel Rock porque a segunda-feira também foi de uma aula riquíssima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário