quarta-feira, 20 de novembro de 2024

TOBIAS SAMMET's AVANTASIA - GHOSTLIGHTS (2016 - RELANÇAMENTO 2024)

 


TOBIAS SAMMET's AVANTASIA
GHOSTLIGHTS (RELANÇAMENTO 2024)
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional

Quem conhece a história do Edguy sabe bem o que vou dizer: o Avantasia foi criado para ser um projeto do seu mentor Tobias Sammet, e de uns anos para cá com a pausa do Edguy, o Avantasia passou a ser a única banda deste gigante do Heavy Metal mundial.

Se dermos uma repassada na discografia da banda, perceberemos que não há quase nada descartável, tudo muito bem feito, muito bem produzido, aquele ar épico em todas as composições, obviamente com passagens sinfônicas muito bem pensadas e elaboradas.

Ghostlights” foi o sétimo trabalho do Avantasia e que como sempre, contou com inúmeras participações especiais, como Geoff Tate (ex-Queensryche), Ronnie Atkins (Pretty Maids), Michael Kiske (Helloween), Jørn Lande (ex-Masterplan), Bruce Kulick (ex-Kiss), Bob Catley (Magnum), Dee Snider, Marco Hietala (Tarot, ex-Nightwish) e Sharon Den Adel (Within Temptation). Como todo os trabalhos anteriores, o trabalho é conceitual e aqui deixamos para o mentor Tobias Sammet explica-lo melhor: “O conceito geral é sobre um círculo de cientistas megalomaníacos, liderados por um ocultista misantrópico, que querem manipular o sentido de tempo de um indivíduo e alinhá-lo com a sociedade; essencialmente para construir pontes, mas na verdade para obter o máximo controle”. E acrescentou: “O protagonista, um jovem cientista agnóstico, encontra-se entre duas frentes. Por um lado, estão os seus valores morais e, por outro, está o seu ‘eu’ científico e a sua procura de desenvolvimento e progresso Ao longo da história, ele enfrenta cada vez mais diferentes aspectos da espiritualidade, da aceleração do tempo e de questões sobre o sentido da vida.

No lado musical, o Avantasia em nada mudou desde seus inesquecíveis trabalhos iniciais, os clássicos “The Metal Opera Pt. 1 e Pt. 2”, lançados há quase 25 anos atrás. Obviamente, há algumas faixas que se destacam como “Let the Storm Descend upon You”, a faixa título que tranquilamente poderia estar nos álbuns mais antigos do Edguy, por seu lado virtuoso e melódico, evidenciado pela participação do mestre Michael Kiske.

O lado mais progressivo também fica em evidência em “Seduction of Decay” com a voz de Geoff Tate, o que mostra que Tobias tem a percepção de dar aos seus convidados a música perfeita para desempenharem da melhor possível. Quase impossível não se emocionar com o dueto Tobias/Jørn Lande em “Lucifer” que começa como uma baladinha e acaba num tremendo Power Metal do jeito que ambos sabem fazer de melhor. Um dos destaques do disco!

Há quem prefira que Tobias siga focando seus esforços no Avantasia e deixe definitivamente o Edguy no limbo, o que é até compreensível afinal Tobias não é mais nenhum garoto e manter o "PROJETO" em evidência requer muito trabalho. Tanto essa parece ser a tendência, que a esta altura, no final de 2024, Tobias já anunciou um novo trabalho de estúdio para o outono de 2025, com o título de “Here Be Dragons”. Se for o melhor para todos, que assim seja!

Mauro Antunes





Nenhum comentário:

Postar um comentário