GOATEN - PHANTOM CHASER (2022) - SINGLE
Independente - Nacional
Independente - Nacional
Certa vez, se a memória não me deixa mentir, o amigo André "Pomba" Cagni, disse que resenhar o trabalho de amigo era complicado, referindo-se a sua resenha sobre o (à época) novo álbum do Viper, o hoje trintão Evolution. Pois bem, guardadas as devidas proporções, posso usar essa mesma frase para falar sobre o novo single da GOATEN, banda de amigos que chega ao seu terceiro trabalho de forma oficial, o single PHANTOM CHASER, que curiosamente, está sendo lançado apenas em vinil(!?) no formato físico. Ainda referindo-se a falar sobre álbuns lançados por amigos, pode-se dizer que isso é uma faca de dois gumes pois, se o trabalho for ruim, fica aquela saia justa. Se o trabalho for bom, torna-se mais fácil, tendo em vista que o público há de concordar com você. Por sorte, eu tenho amigos talentosos.
Francis Lima (vocal/baixo), Daniel Limas (guitarra) e Rafa Drink Wine (bateria) formam o trio que pratica um som praticamente impossível de rotular. Rock n' Roll, Heavy metal, Hard Rock, Thrash, Gothic... Tem de tudo um pouco na sonoridade do grupo. E isso em nenhum momento demonstra falta de identidade, uma vez que poucas bandas conseguem fugir de rótulos e se tornarem "inclassificáveis". Mais uma vez produzidos por Sebastian Carsin, no Estúdio Hurricane, o grupo traz duas faixas onde demonstram mais uma vez, que a liberdade criativa é o foco principal, sem esquecer, obviamente, de fazer uma música muito interessante e divertida.
A faixa principal "Phantom Chaser" é uma daquelas que você ouve e sempre vai perceber uma ou outra influência diferente a cada audição. Pesada e com linhas "modernas", a composição tem uma pegada melódica mas imprime uma sujeira em sua execução, o que ganha mais expressão no refrão. Ao vivo, a faixa ganha mais intensidade, o que prova que a banda também é muito boa de palco. Hard sem soar piegas, Heavy sem ser exagerada, a faixa tem um final um tanto quanto inesperado, beirando o Thrash/Death. Já "Finally Free" é um Hard/Heavy clássico, com destaque para as guitarras, que buscam inspiração nos anos 80, mas sem sorem datadas. Francis e Rafa mostram entrosamento e pegada, criando bases pesadas e instigantes. Um composição que pode vir a ser destaque nos setlists do grupo.
Com uma carreira curta porém consistente, a GOATEN tem tudo para ser uma banda de renome no cenário nacional. Com a agenda de shows em ebulição, a banda já tem participação confirmada em vários festivais e aberturas em 2023. PHANTOM CHASER é apenas mais uma mostra da qualidade e versatilidade da banda. Single muito mais que recomendado. E amigos, obrigado por facilitarem meu trabalho...
Sergiomar Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário