quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

RENAN LOURENÇO - INCEPTION (2021)

 


RENAN LOURENÇO - INCEPTION (2021)
ALTERNATIVE MUSIC - Nacional

Posso parecer repetitivo, mas se tem uma coisa que sempre me deixa com um pé atrás é quando recebo para resenhar um trabalho feito por guitarrista. Pode parecer preconceituoso da minha parte, mas durante muito tempo, esse tipo de trabalho soava como uma ode a auto indulgência, com milhares de solos, produção e arranjos voltados exclusivamente para a guitarra e acabava sempre deixando a música em segundo plano. Por sorte, ao menos na visão deste que vos escreve, isso vem mudando. E álbuns como este excelente INCEPTION, lançado pelo talentoso guitarrista RENAN LOURENÇO, ajudam a mudar esse cenário para melhor. Um trabalho focado na música, no talento, mas sobretudo, na paixão pelo que se faz. Não existem palavras melhores para definir o que escutamos nas nove faixas presentes aqui.

Renan Lourenço, guitarrista paranaense, chega ao seu primeiro trabalho solo, contanto com diversas participações especiais, que deixaram o trabalho ainda mais interessante. Derek Sherinian (teclados), Edu Ardanuy (guitarra), Wander Lourenço (guitarra), Luciano Assumpção (baixo), Débora de Paula (violino), Thiago Ueda (teclados), Fabrício Martins (teclados e sintetizadores), João Salles (acordeon), Marcelo Gigodog (harmônica) e Bruno Pamplona (bateria). Ainda que os convidados tenham deixado seu toque pessoal em suas participações, o trabalho soa homogêneo, e, me arrisco a dizer, que sem eles, o álbum teria a mesma intensidade e qualidade. Produzido pelo próprio Renan e Alexandre Bressan, INCEPTION é uma trabalho que exala classe e bom gosto.

"Mother Nature - Part 1", abre o álbum trazendo a participação de Derek Sherinian e mostra de forma eficiente como a técnica pode estar aliada ao feeling sem que um não prejudique o outro. Renan consegue expressar suas influências imprimindo sua personalidade de forma correta. Timbragem perfeita e Derek mostrando ótimas linhas de teclado. É assim que tem que ser! O peso e a sujeira encontram o blues em "Dirty Channel", numa combinação que pode soar estranha, mas nas mãos de quem sabe, tem a capacidade de prender o ouvinte. Melodias mais carregadas de sentimento ditam o ritmo, deixando que a qualidade técnica de Renan se sobressaia. A composição ainda recebe o peso do metal mais próxima do seu final, mostrando a versatilidade do guitarrista. Já "Faca Sem Ponta Não fere Ninguém", é uma bela viagem pelas cordas de um violão, o qual deixa Renan à vontade para desfilar suas influências de flamenco, bossa nova, e porque não dizer, de samba também. A variedade nas composições segue com "La Inspiracion" que traz a participação de Wander Lourenço. Dessa vez, as melodias trafegam pelo mundo do jazz, world music e classic rock, numa mistura insólita mas ao mesmo tempo, inesperada e bem estruturada.

O mago das seis cordas Edu Ardanuy surge como convidado em "Pandemia", uma faixa que traz consigo influências de Hard Rock, Power Metal, Metal Tradicional e Rock Clássico, numa verdadeira viagem pelos estilos, sem que soe confusa ou indiferente. Os duelos entre Renan e Edu são muito legais, onde conseguimos identificar o estilo de cada um sem problemas. O nome disso é identidade! E isso fica ainda mais perceptível em "Influence", onde o guitarrista trafega em suas influências de forma sutil, sem exageros, e fica a critério de cada um o que você consegue extrair daí: eu ouvi Heavy metal, Rock n' Roll e Hard Rock. "Real Life Dream" vem com uma carga emocional diferente, pois traz a participação de João Salles no acordeon, criando um clima que remete às musicas regionais do sul do Brasil. "Em seguida a faixa título, "Inception" vem com a veia prog metal de Renan forte, em viradas e quebradas bastante funcionais dentro da composição. O final chega com "Tão Perto, Tão longe", bonita e curta incursão pelo mundo do violão, numa melodia até certo ponto triste, encerrando esse belo trabalho.

INCEPTION é um trabalho indicado para os fãs de música instrumental, mas também, para todos os fãs de boa música. Obviamente que o grande destaque do álbum é RENAN LOURENÇO, mas a música fala mais alto durante toda a execução do trabalho. Se você é como eu era, deixe o preconceito de lado e curta um CD carregado de musicalidade e talento. Algo raro hoje em dia.

Sergiomar Menezes







Nenhum comentário:

Postar um comentário