segunda-feira, 31 de agosto de 2020

MARENNA - MEISTER - OUT OF REACH (2020)

 


Muitas vezes a união entre talento e técnica em prol de um objetivo comum não atinge seus objetivos. Seja por arrogância, seja por desleixo, exemplos desse tipo não faltam. Mas o que temos em OUT OF REACH, primeiro trabalho da banda MARENNA-MEISTER, lançado pela Lions Pride Records é algo que não apenas deu certo, como superou, e muito, as expectativas que já eram altas. Obviamente que era impossível que um trabalho unindo um dos melhores vocalistas brasileiros da atualidade e um dos mais técnicos e talentosos guitarristas que este país possui, não tinha como dar errado. Se pela capa você achou que teremos algo na linha do Hard Rock feito nos anos 80... Você está certo! Carregado com a atmosfera daquele período, mas com uma pegada e produção totalmente atual, o CD resgata aquela sonoridade clássica tão especial inspirada e nomes como Dokken, Danger Danger, Winger, Warrant e tantas outras bandas que moldaram (e ainda moldam) o caráter de muita gente por aí...

Rod Marenna (vocal), Alex Meister (guitarra e vocal), Cris Gavioli (baixo e vocal) e L.A. Tilly (bateria) nos levam de volta ao período onde as guitarras técnicas e os vocais melódicos imperavam de forma contundente. Ainda que no release as informações deêm conta que o grupo pratica Hard Rock/Hair Metal, o primeiro acaba se destacando de maneira mais direta. E sejamos honestos: experiência os músicos envolvidos tem de sobra. Rod Marenna possui mais de 25 anos de carreira e após ter passado por algumas bandas montou a sua própria, Marenna, que já possui dois EP's, um full lenght e um ao vivo. Aliás, todos altamente recomendáveis, uma vez que estamos diante de uma das mais belas vozes do Rock/Metal nacional. Já Alex Meister, traz consigo mais de 30 anos de carreira, tendo lançado um álbum solo e mais três com sua antiga banda Pleasure Maker. Juntaram-se aos dois o baixista Cris e o baterista L.A. Tilly e sob a produção de Meister, gravaram um dos principais registros fonográficos do país neste atípico 2020. Sidney Sohn foi o responsável pela gravação, mixagem e masterização do álbum, que ficou com uma sonoridade típica, porém bastante atual. E a capa de Tiago Medeiros nos transporta diretamente para dentro desse universo.

"Out of Touch" abre o álbum com aquela levada Dokken/Ratt com ótimas guitarras e uma linha vocal um pouco diferente daquela que Rod Marenna pratica com sua banda. Ao menos para mim, o vocalista pareceu mais solto e com uma energia "diferente", pois sua voz é perfeita para esse tipo de sonoridade. Logo nessa primeira faixa já fica nítido que essa união deu muito certo! Com um refrão daqueles que grudam e não saem mais da cabeça, a faixa ainda tem a manha de colocar aquela batida bateria/guitarra como nos bons e velhos tempos... "The Price of Love" já começa com backing vocals muito bem encaixados e mostra a excelência da dupla em compôr aquele tipo de refrão que ficam martelando (no bom sentido). Um pouco mais festiva que a faixa anterior, a composição consegue agregar um "na na na na na na" que não soa piegas! O solo de Alex também merece um comentário à parte, pois técnica e melodia encontram um feeling que só quem tem o Hard nas veias consegue imprimir. Na sequência, "Gimme All You've Got", com uma pegada mais voltada pro que o Danger Danger fazia, mas com personalidade e melodia peculiar. Marenna mostra mais uma vez (como se isso fosse novidade) que se o Brasil fosse um país sério, ele seria muito mais reconhecido.

A veia "Lynch" de Meister dá as caras em "I Don't Wanna Lose You", uma faixa mais cadenciada e que destaca também o bom entrosamento da dupla Cris e L.A. que emprestam um certo peso à composição dando uma cara mais Hard/Heavy ao seu andamento. Enquanto isso "(There's So) Many Things" caminha pra um lado totalmente Hard e traz aquele refrão com backing vocals que me remeteu aos tempos das saudosas propagandas do Hollwood (sim, houve uma época que o rock reinava nos comerciais de TV). Quer riff Hard/Heav e vocais cheios de malícia? "Sleeping With the Enemy" vai te satisfazer com total certeza! Algo que merece ser destacado é durante toda a execução do play, percebe-se o cuidado que a dupla teve com os arranjos, principalmente na estruturação dos backing vocals, pois estão todos no lugar certo e sem nenhum tipo de exagero, como se fosse algo apenas para preencher espaço.

E se certa vez alguém disse que um grande vocalista se conhece quando esse canta uma balada, podemos dizer que Marenna passou no teste (risos). Com uma linha melódica mais suave mas bastante intensa, "It Ain't So Easy (Loving You) lembra muito aquelas composições que toda grande banda de Hard gravava em seus álbuns. O Hair Metal vem com tudo em "Ride, Ride, Ride", que tem um certo acento pop, mas nada muito exagerado. Até porque, se tivéssemos rádios rock no Brasil, uma faixa como essa tocaria sem nenhum problema. Em seguida, "Dangerous Minds", a faixa mais pesada (dentro do estilo da banda) vem para deixar explícita a veia Hard/Heavy do grupo. Como se isso fosse necessário, não é mesmo? Alex faz sua guitarra viajar por uma linha mais próxima de Warren DeMartini e Robin Crosby, mas imprime sua identidade, principalmente no solo. O encerramento vem com "Feel the Hunger", uma daquelas faixas que te deixam com aquela sensação de que o disco acabou muito rápido... 

O CD traz ainda a faixa bônus "Follow me Up", que poderia (e talvez até deveria) estar no track list regular, uam vez que é uma das melhores composições de um álbum extremamente nivelado lá no alto!

A verdade é que estamos diante de um dos melhores trabalhos lançados no Brasil em 2020. E, sendo o mais sincero possível, um dos melhores no estilo lançados neste ano a nível mundial. OUT OF REACH é um álbum mais do que recomendado, é obrigatório para todo fã de HArd Rock, seja dos anos 80 ou não. O MARENNA-MEISTER mostrou aqui que quando o estilo corre nas veias, não tem como dar errado. Que venham muitos mais álbuns para a alegria dos apreciadores da música de qualidade!

Sergiomar Menezes





2 comentários: