quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

KAMALA - KARMA (2023)

 


Kamala – “Karma” (2023)
M&O Music - Importado



Completando 20 anos de estrada e mutações, o Kamala despeja ao mundo o seu sexto trabalho de estúdio, “Karma”. Mais um disco que mostra a revolução/evolução, marcas registradas do grupo de Campinas, São Paulo, que aparentemente gostou de “brincar” de passear por diversos gêneros e diversas épocas do heavy metal.

“Karma” é um álbum de fácil assimilação, aliás, indo mais longe, é um trabalho acessível para todos, seja você aquele ‘headbanger true’, ou aquele jovem que está descobrindo o estilo agora. Raphael Olmos (Voz e Guitarra), Isabela Moraes (Bateria e Voz) e José Cantelli (Baixo), criaram músicas cativantes, passagens rápidas e brutais, mas que, simultaneamente, caem no brilhantismo do prog metal. Não havendo tempos retos, indo para mudanças abruptas, como uma montanha-russa do instrumental. Agressividade, genialidade e ousadia, eu diria.

Urros cavernosos de Raphael casam-se perfeitamente com as vozes limpas e melódicas de Isabela. Digamos que os “ingredientes” Sepultura, Gojira e Jinjer fossem jogados num liquidificador de estúdio, criando uma massa, finalizada com temperos árabes, indianos e coisas do oriente. O disco apresenta 9 faixas, e em cada uma delas, o ouvinte terá algo diferente, não existindo fórmulas a serem seguidas, você terá a inovação de uma banda que gosta de fazer jams, de ser inquieta e barulhenta.

O disco tem uma mixagem cristalina. Você escuta todos os instrumentos, percebe os movimentos, ninguém tira o brilho do outro, cada coisa está no devido lugar. Cada músico brilha no seu quadrado, Cantelli com linhas intrínsecas de baixo. Isabela, que provavelmente desceu de alguma nave alienígena para criar, abusar e destruir o seu kit, e, Olmos, que coloca suas referências para fora, mas, além disso,  sendo também referência aqui.

Músicas de destaques? A faixa-título (grudenta), “My Will Be Done” (riff destroçador de pescoço), “Fear” (perfeita para rodas) e “Never Enough” (música que melhor define o que é esse disco).

O Kamala já fez diversas turnês pela Europa, agora com “Karma”, é a hora e a vez do mundo.

William Ribas





Nenhum comentário:

Postar um comentário