quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

TARMAT - OUT OF THE BLUE (2022)

 


TARMAT - OUT OF THE BLUE
Frontiers Music s.r.l.

Se podemos tirar alguma coisa positiva do período pandêmico em que infelizmente tivemos uma total ausência de shows e eventos musicais, foi que nesse período muitas e excelentes bandas foram formadas. Uma delas é o Tarmat, banda brasileira de AOR/Hard Rock, de Niterói, Rio de Janeiro.

Seguindo os passos dos paranaenses do Electric Mob, o Tarmat assinou contrato e entrou para o seleto cast da gravadora Frontiers, e lançou o seu álbum de estreia “Out Of The Blue”. Formada por Alexandre Daumerie (vocalista), Eduardo Marcolino (guitarrista), Gabriel Aquino (tecladista) e José Marcus (baixista), o Tarmat apresenta forte influência do início dos anos 80, aquele agradável AOR/ Hard Rock /Soft Rock que era praticado por nomes como Asia, Journey, Loverboy, Kansas, Night Ranger , mas sem soar datado ou uma mera cópia, pois mostra também que a banda tem captado o que é feito no estilo nos dias atuais.

“Out Of The Blue” tem uma excelente produção, onde é perceptível captar todas as nuances de cada instrumento, tudo em alto e bom som com aquela característica de “som na cara” do ouvinte, bem no padrão Frontiers. A abertura tomada de teclados de “Backbone Feeling” , bem como seu solo inicial de guitarra entregam o cartão de visitas do Tarmat, e “teletransportam” você para uma arena lotada nos anos 80 ou para um Rádio sintonizada em uma estação de Melodic Rock.

A faixa título segue a mesma linha, esbanjando melodia, enquanto “Moving Backwards” se aproxima bastante do prog-rock, sem deixar de lado a melodia, algo que nos remete imediatamente ao que o Toto fez de melhor (inclusive o solo de guitarra de Eduardo Marcolino deixará Steve Lukather orgulhoso).  “Rosetta Stone” mostra o lado mais Hard Rock, lembrando bastante Van Halen fase Sammy Hagar, enquanto “ More Than Less”, “Your Enemy” e “True Colors” trazem uma calmaria maior, fazendo a alegria dos fãs daquele AOR clássico.

“Dinner´s on the House” retorna o clima progressivo, mas dessa vez remetendo ao Rush fase “Power Windows”, enquanto “ The Knight” fecha brilhantemente o álbum de forma acústica. Com certeza este álbum será destaque em 2023 para os amantes dos estilos e bandas citadas. Se você é fã de AOR/Melodic Rock, não deixe de conhecer o Tarmat.

José Henrique Godoy



Nenhum comentário:

Postar um comentário