NILE
THE UNDERWORLD AWAITS US ALL
Shinigami Records/ Napalm Records - Nacional
THE UNDERWORLD AWAITS US ALL
Shinigami Records/ Napalm Records - Nacional
Em The Underworld Awaits Us All, os veteranos do Nile nos brindam com mais um trabalho de estúdio impecável, talvez a marca de décimo álbum lançado seja um dos motivos de uma quase celebração de seu death metal praticado.
Abrem o álbum em seu melhor estilo com "Stelae of Vultures" num início com clima egípcio, é claro, e mudando rapidamente pro técnico death metal que já caracterizou a banda nos últimos anos, principalmente depois da entrada do excepcional George Kollias na bateria, um dos destaques do Nile, já que sua técnica, velocidade e precisão são amplamente comemorados por bateristas de todos os estilos, aqui, Kollias se mostra impecável tanto em execução técnica quanto em feeling ao longo de todas as composições.
A sequência com "Chapter for not Being Hung Upside Down on a Stake in the Underworld and Made to eat Feces by the Four Apes", sim! Karl Sanders, guitarra, vocal, teclados, dono, chefe e tudo mais da banda americana, adora esses nomes de música longos e já deu entrevistas dizendo que nem se importa se eles cabem nos encartes ou não, nos trazem o Nile de forma muito rápida, e inspirada, faixa inclusive escolhida pra um vídeo clip em um cenário em meio as pirâmides, esse é o mesmo andamento escolhido pras músicas da sequência, até chegarmos a quinta faixa, "The Pentagrammathion of Nephren-Ka", uma linda vinheta nas cordas, que pros fãs mais atentos, trazem notas e partes de riffs de álbuns anteriores, posso citar aqui a "Unas Slayer of the Gods" do álbum de 2002 In Their Darkned Shrines.
Audição atenta pra "Doctrine of Last Things" com uma levada mais lenta e bem pesada, mas que como todas as músicas desse álbum, se mostra bem equilibrada entre partes rápidas e partes mais sombrias e cadenciadas. Entre todas as 11 músicas que temos aqui, o fim do álbum num arranjo de perfeita transição entre a faixa título e a espetacular "Lament for the Destruction of Time", que nos traz a sonoridade que talvez tenha caracterizado de forma mais famosa o Nile num clima nos remetendo direto as antigas catacumbas do Egito, mesclando essa sonoridade folclórica com solos de extrema melodia e bom gosto, num final com dois bumbos num clima egípcio apocalíptico, muito adequado para o fim de mais esse brilhante trabalho do Nile.
Márcio Jameson
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