THERION
LEPACA KLIFFOTH - (1995 - 2024)
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional
LEPACA KLIFFOTH - (1995 - 2024)
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional
Therion – Lepaca Kliffoth (1995 / 2024)
O Therion é, sem dúvida alguma, um dos expoentes do Metal Sinfônico, mundialmente falando. Todo este legado, podemos pontuar que começou com “Lepaca Kliffoth” no ano de 1995. Anteriormente, nos anos iniciais da carreira, início dos anos noventa, o Therion era mais uma banda de Death Metal, ao meio de tantas que estavam surgindo mundo afora. Mas é com este quarto trabalho, que o Therion começa a se destacar na cena do Metal mundial.
A abertura do álbum , com “The Wings Of Hydra”, mantém o peso do Death metal dos trabalhos anteriores, porém se aproximando mais do tipo de som que o Kreator estava fazendo à época, um thrash metal mais cadenciado. O Vocal de Christofer Johnsson inclusive lembra bastante o vocal de Mille Petrozza. Na segunda faixa, “Melez” já podemos notar as diferentes influências e atmosferas que marcam não apenas este trabalho, como toda a discografia seguinte do Therion: Aqui uma introdução de baixo acompanhada de bateria, que nos lembra muito o clima do rock gótico oitentista, quem lembrou do Sisters Of Mercy , lembrou certo.
A partir de “Arrival Of The Darkest Queen” , o lado sinfônico é apresentado com grandiosidade, sendo uma bela faixa instrumental calcada nos teclados, que abre caminho para “ The Beauty In Black” com seu clima medieval. Esta faixa tem inclusive um promo-vídeo produzido para ela. Nesta música, grandiosos coros com vocalizações femininas entregam todo o clima que a composição necessita.Um dos destaques do álbum. “Riders Of Theli”, volta ao peso e agressividade Death, porém com arranjos lá pelo meio que nos remetem ao Iron Maiden, passagens intrincadas, incluindo solos “dobrados” de guitarras “gêmeas”.
“Black” e “Darkness Eve” seguem a mesma linha, pegando forte na influência Death Metal, porém não esquecendo a melodia nas suas passagens e trocas de andamento. “Sorrows Of the Moon”, cover do magnânimo Celtic Frost, entrega uma das influências de Christofer Johnsson, numa versão fiel a faixa lançada em 1987, no mais que clássico “ Into The Pandemonium”. Inclusive a faixa seguinte “Let The New Day Begin” é puro Celtic Frost. Talvez a sequência destas duas faixas deva ter sido premeditada. A faixa título é a seguinte , e uma das mais cheias de climas do álbum , alternando os andamentos entre o gótico, punk rock, e mais uma vez um quê de Maiden. Uma mistura estranha, mas pode confiar, ficou muito boa. Finalizando “Evocation of Vovin”, voltamos ao death metal cadenciado, porém alternando com partes sinfônicas, cheias de teclados e corais,e numa alteração total de andamento no minuto final, ela se torna um power metal “felizão” , que fecha o álbum.
Lepaca Kliffoth não é apenas um álbum clássico do Therion, mas sim a grande “virada de chave” da carreira da banda. A Shinigami Records acaba de relançar este trabalho em território brasileiro, e é a oportunidade para se conhecer um trabalho muito influente e interessante, mesmo que você não curta os estilos referidos.
José Henrique Godoy
Nenhum comentário:
Postar um comentário