sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

HAMMERFALL - CHAPTER V - UNBENT, UNBOWED, UNBROKEN (2005 - RELANÇAMENTO 2025)

 


HAMMERFALL
CHAPTER V - UNBENT, UNBOWED, UNBROKEN
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional

Lançado em março de 2005, Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken é o quinto trabalho de estúdio do  HAMMERFALL, um dos principais nomes do power metal na Europa. Com este trabalho, a banda reforçou sua identidade sonora, preservando sua abordagem épica e melódica, ao mesmo tempo que explorava uma produção mais robusta e algumas sutilezas musicais diferentes dos trabalhos anteriores. Ainda que não esteja entre os melhores e mais inspirados trabalhos do quinteto, o álbum traz faixas que mantém o espírito do heavy/power metal do grupo de forma consistente. E agora, 25 anos depois, temos seu relançamento no Brasil pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast.

Joacim Cans (vocal), Oscar Dronjak (guitarra), Stefan Elmgren (guitarra), Magnus Rosén (baixo) e Anders Johansson (bateria), para muitos, a formação clássica o HammerFall, se uniram ao produtor Charlie Bauerfeind, conhecido por seu trabalho com bandas como Blind Guardian, Helloween e Gamma Ray, entre outras, e dessa forma,  garantiram uma produção cristalina e bem equilibrada, evidenciando tanto os riffs potentes quanto as melodias vocais. Se nos primeiros álbuns, a sonoridade era mais crua e direta, aqui há um cuidado especial na mixagem, com arranjos refinados e uma maior variedade rítmica, mesmo que isso tenha tirado um pouco do brilho das composições.

O álbum abre com "Secrets", dona de um riff rápido e melódico, refrão grandioso, criando uma boa expectativa para o álbum. "Blood Bound", um dos maiores "hits" da banda, vem na sequência com um refrão extremamente cativante. A faixa acabou se tornando uma das músicas mais populares do Hammerfall até hoje. Podemos destacar ainda "Fury of the Wild", faixa agressiva e veloz, com riffs pesados, "Hammer of Justice"  mais cadenciada e com uma vibração clássica, lembrando bandas como Accept e Judas Priest (influências mais do que declaradas da banda), e a extensa "Knights of the 21st Century", o momento épico do álbum, com mais de 12 minutos de duração. Conta com vocais guturais de Cronos, vocalista do Venom, o que adiciona uma camada extra de agressividade. Uma escolha ousada para o HammerFall, mas que funcionou bem na construção de uma faixa intensa e cheia de variações.

Embora o trabalho não tenha revolucionado o estilo da banda, ele consolidou ainda mais sua identidade  no cenário do power metal, conseguindo equilibrar agressividade, melodia e intensidade, oferecendo momentos muito interessantes para quem é fã do quinteto sueco, mesmo que, alguns fãs mais "die hard" preferiram os álbuns anteriores, alegando que este disco soava um pouco mais acessível e abaixo que Legacy of Kings ou Renegade. Ainda assim, Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken é um disco que precisa estar na coleção do fã do HammerFall.

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário