quarta-feira, 25 de outubro de 2023

HURRICANE - RECONNECTED (2023)

 

HURRICANE
RECONNECTED
Hellion Records - Nacional

O Hurricane é uma banda com uma história bem peculiar. Formada em 1983, logo no início, chamou a atenção pelo fato dos fundadores Tony Cavazo (baixo) e Robert Sarzo (guitarra), serem irmãos dos mundialmente famosos Rudy Sarzo (baixo no Quiet Riot, Whitesnake, Ozzy, Dio, Blue Oyster Cult, etc) e Carlos Cavazo (guitarra Quiet Riot, Ratt, Rough Cutt). O primeiro álbum foi lançado em 1985, mas apenas com o lançamento do segundo, "Over The Edge" (1988), o Hurricane alcançou sucesso nos Estados Unidos e Japão. Completavam a banda o excepcional vocalista Kelly Hansen, hoje em dia fazendo as honras de frontman do Foreigner e o ótimo baterista Jay Schellen que atuou em um sem número de bandas de Melodic Classic Rock, com destaque para o Unruly Child e que hoje em dia segura as baquetas do, nada mais nada menos, monstro do Rock Progressivo Yes.

A banda ainda teve um segundo álbum muito bem recebido por fãs e crítica, em 1990, "Slave to the Thrill", já com o fantástico guitarrista Doug Aldrich (Whitesnake, Dio, etc) substituindo Robert Sarzo que havia pulado fora. Por conta dos manjados e infâmes desvios de caminho do mercado fonográfico no inicio dos anos 1990, o Hurricane sucumbiu igual a umas 3 centenas de bandas de Hard Rock que estavam aparecendo pela cena. Chegaram a lançar em 2001 um quarto álbum, "Liquifury", apenas com Schellen e Hansen, que só os fãs mais ávidos tomaram conhecimento da existência e hoje em dia é peça rara para colecionadores...

E chegamos a 2023, um novo álbum do Hurricane é lançado: Reconnected. O título forte nos dá uma impressão que a reconexão com o passado, os dias de glória, nos saltarão aos olhos. Ainda mais quando você verifica que Tony Cavazo e Robert Sarzo estão de volta "à barca"... Calma amigo, nem tanto... O que temos aqui é um álbum bem mais ou menos, com ótimos momentos e outro enfadonhos... O trabalho abre com a Hard & Heavy "Rock Star Cheater", rápida e com um bom riff de guitarra, porém de cara se percebe a produção (a cargo de Robert Cavazo) um tanto quanto "seca e ríspida" sem aquele brilho necessário para bandas deste quilate. "You And I", ótimo Hard Rock, com um andamento criativo e ótimo refrão... Daí vem a primeira faixa, ao meu ver, desnecessária: "Under Pressure". Sim, ela mesma, a "Faixa Magnífica No Disco Ruim" do Queen...Eu simplesmente acho a música genial, e adoro o Queen, mas precisava ter um cover desnecessário e "coverizado" uma boa dezena de vezes por outros artistas?

Em seguida vem a balada "Behind Your Shadow", que passa desapercebida, mas não incomoda. "Innocent Girl", dá um "up" na audição e eu a escolhi como a melhor do álbum. Excelente faixa que pode (eu disse pode, não tenho provas) ser sobra do "Over The Edge". "Don´t Change Yur Love" mantém o bom nível, ótimo refrão. Não havia citado, mas o vocalista Dan Schummann (Tenors Of Rock) faz um trabalho acima da média, ótimo vocalista. Na sequência, o segundo "desperdício", bola fora, faixa não necessária, chame como quiser. Sabe quando você fica putaço com esses remakes de filmes, principalmente os que você adora? Pois foi assim que me senti ao escutar esta regravação sem sal para nada mais, nada menos que "I'm On to You", o clássico do Hurricane, e uma das faixas mais incríveis gravadas nos anos 80. Eu só me pergunto: Pra quê??

"Hands Of Soul", um clima mais setentista, meio Free, meio Led Zepellin, agrada mas não acrescenta. "Disconnected", com seu início pseudo-psicodélico, segue o clima dos anos 70, "Blind Love" um Hard Rock festeiro coloca o trem nos trilhos novamente, e o álbum encerra com "Wishing Well" (não, não é mais um cover) uma bonita faixa acústica, onde Dan Schummann mostra todo o seu potencial. Enfim, se você não for muito exigente vai curtir "Reconnected", mas caso você queira conhecer realmente o Hurricane, escute "Over The Edge".

José Henrique Godoy





Nenhum comentário:

Postar um comentário