VINNY APPICE
Abertura: RED WATER
SEBA'S ROCK BAR
CURITIBA/PR
29/10/2023
Produção: Rock Freeday / Fanzine Mosh
Abertura: RED WATER
SEBA'S ROCK BAR
CURITIBA/PR
29/10/2023
Produção: Rock Freeday / Fanzine Mosh
Texto: José Henrique Godoy
Fotos: Alexandre dos Anjos/Carolina Godoy
Uma celebração a memória do mestre eterno Ronnie James Dio, comandada por um dos seus maiores escudeiros, o lendário baterista Vinny Appice. É assim que deve ser definida a noite de domingo, no Seba´s Rock Bar em Curitiba. O baterista esteve acompanhado por Edu Ardanuy (guitarra), Fenando Giovanetti (baixo) e Nando Fernandes (vocal), um verdadeiro timaço que fez os fãs do maior baixinho da história se emocionarem, vibrarem e festejarem o legado de Dio.
Mas não podemos deixar de falar da banda de abertura, a Red Water de São José Do Rio Preto (SP). Que surpresa mais que agradável descobrir uma excelente banda , e ainda mais, sendo ela brasileira. O Red Water pratica o rock n' roll setentista na sua essência, seja no visual, seja nos timbres, seja nas suas composições. Uma banda que mistura Rock Clássico, Hard Rock 70's e blues, bebendo direto na fonte de bandas como Free, Aerosmith, Bad Company, Led Zeppelin, e nos filhos dessas, como Black Crowes e The Quireboys. A banda desfilou um set cheio de classe e categoria. O quinteto é uma super banda pronta, com destaque para o vocalista Lucas, com um vozeirão e uma presença de palco digna dos grandes frontmen da história. A banda ainda não tem um álbum, mas singles como “Doing Wrong” e “Ember” estão nas plataformas digitais e merecem muito a atenção dos fãs deste estilo. Junto ao material próprio, o Red Water apresentou uma explosiva versão de “Somebody”, do primeiro álbum do Aerosmith. Uma apresentação de 45 minutos que valeu muito a pena, tanto que nem gostaria de chamar de “show de abertura” e sim, o outro show da noite. Que o Red Water siga firme e forte.
Por volta das 21h, Vinny Appice e banda sobem ao palco e executam como intro uma versão instrumental e minimalista de "Heaven And Hell", para, em seguida, detonarem “Turn Up The Night” do clássico álbum "Mob Rules". Já nos primeiros acordes, o jogo estava ganho, pois o ótimo público presente ao Seba´s Bar vibrava. “The Mob Rules”, “Children Of The Sea” e “ The Last In Line” foram a maravilhosa sequência. Ver Vinny Appice tocando esses clássicos emocionam qualquer fã, mas é obrigação citar a qualidade e dedicação do trio de super músicos brasileiros: Edu e Fernando reproduzem fielmente timbres, sonoridades e melodias gravadas há 40 anos. Nando Fernandes é espetacular, sua voz lembra bastante Ronnie, e parece estar acompanhado do espírito de Dio.
“Computer God”, com sua intro de batera intrincada e pesada foi a única faixa do álbum “Dehumanizer”, que marcou o retorno de Dio e Vinny ao Black Sabbath. Única faixa deste, porém muito bem escolhida e executada. Vinny então toma o microfone e pergunta para o público, se queremos uma musica da banda Dio, ou do Sabbath... A realidade é que a resposta é aquele saudável e prazeiroso “tanto faz”, e a sequência vem com “Voodoo”, também do “Mob Rules”.
Edu Ardanuy então nos ataca com o riff de “Stand Up and Shout”, do mais que clássico “Holy Diver”, e não é necessário dizer que o Seba´s Rock Bar veio abaixo, sendo essa na minha opinião uma das melhores músicas do Dio e do Heavy Metal oitentista. Vinny novamente assume o microfone e anuncia a próxima música, que ele relata ter sido a primeira faixa composta para o álbum “Holy Diver”, a primeira faixa da banda Dio... E não é outra que a própria “Holy Diver”, outra favorita dos fãs.
A sequência vem com “War Pigs”, que por ser um clássico da era de Ozzy Osbourne no Black Sabbath, pode parecer deslocada. Porém, se você como eu, gastou o “Live Evil” de tanto ouvir, sabe muito bem que ao final dessa, Vinny apresentava seu solo de bateria e tudo faria sentido... Só que o solo do Sr. Appice não veio. Bom, mas ninguém reclamou e foi ótimo ver esta releitura de um dos maiores clássicos do Sabbath. “Neon Knights” do álbum "Heaven and Hell” veio a seguir. Este trabalho ainda foi gravado com Bill Ward, o baterista original do Black Sabbath, porém “Neon Knights” também abre o “Live Evil” e tem sua versão definitiva e foi tocada muitas vezes ao vivo por Dio, com Vinny o acompanhando.
A seguir, Nando Fernandes pede ajuda aos presentes, para que todos cantem a próxima música o mais alto possível, para que Ronnie James Dio possa escutar de onde ele estiver e “Heaven And Hell” é executada de uma forma muito emocionante. Para o encore final, dois dos maiores clássicos da carreira do Dio, gravados por Vinny: “We Rock” e “Rainbow In The Dark”. Não precisamos comentar sobre ambas e a reação da plateia.
E chegava ao fim um grande evento de rock e metal na capital paranaense. Vinny Appice apresentou um setlist excelente, que emocionou a todos os fãs de Dio e Black Sabbath, e tornou especial esta noite inesquecível. Que possa retornar mais vezes ao nosso país, sempre com seu carisma, qualidade e simpatia. Valeu Vinny, até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário