segunda-feira, 30 de outubro de 2023

HYPOCRISY - THE FOURTH DIMENSION (1994 - RELANÇAMENTO 2023)

 

HYPOCRISY
THE FOURTH DIMENSION (1994 - 2023)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional

Esse The Fourth Dimension, lançado lá em 1994, e relançado agora remasterizado pela Shinigami, apresentou para o mundo o Hypocrisy que seguiria o legado do álbum anterior, o "Osculum Obscenum" e o debut "Penetralia". Digo isso pois todos os elementos agressivos desses álbuns estão aqui presentes, mas muito mais refinados, com uma produção mais limpa e com muitas passagens lentas e soturnas. O álbum abre inclusive com "Apocalypse", uma faixa muito lenta e sombria que soa realmente como uma introdução do que está por vir nesse clássico do death metal mundial, trazendo aqui, pela primeira vez, Peter Tägtgren, the boss, acumulando também além de guitarrista, o posto de vocalista principal da banda, e assumindo assim, composições, letras, produções, e tomando de vez a frente do Hypocrisy.

A próxima faixa, "Mind Corruption", nos lembra novamente o antigo Hypocrisy mesclando bem as partes lentas com as rápidas. "Reincarnation", a música mais emblemática de toda a discografia do grupo sueco, na opinião desse que vos escreve é claro, tem arranjos perfeitos, riff perfeito, bateria cirúrgica, e um solo no final pra firmá-la como melhor música do álbum. "Reborn" soa agressiva e rápida, trazendo os melhores elementos do que chamamos de Death Metal Tradicional, lembrando muito as velhas influências da banda.

Como já falei antes, o equilíbrio entre as partes rápidas e lentas se faz constante nesse álbum, que segue sempre nessa variação, e através de "Black Forest", "Never to Return" e "Path to Babylon", coroa o que pra mim, se tornaria a formação mais clássica do Hypocrisy contando com o baterista Lars Szöke e o baixista Mikael Hedlund, o qual permanece na banda até os dias de hoje.

"Slaughtered" volta a explorar uma levada mais pesada e cadenciada, mas não menos inspirada, e a agressividade volta a se fazer presente na veloz "Orgy in Blood", enquanto "The North Wind" e "T.E.M.P.T." trazem a síntese de todas as influências presentes nesse álbum. A faixa que dá nome ao álbum, "The Fourth Dimension", soa épica e mágica, como que já preparando o ouvinte pro final em "The Arrival of the Demons", que de forma experimental, mostra o que passaria a ser uma constante nos próximos trabalhos.

Este álbum fecha um ciclo temático ligado mais ao satanismo e assuntos sombrios, pois em breve, Peter se encantaria com assuntos mais extra terrestres. The Fourth Dimension, tem hoje posto clássico e indispensável na discografia da banda.

Márcio Jameson




Nenhum comentário:

Postar um comentário