quarta-feira, 25 de outubro de 2023

HYPOCRISY - OSCULUM OBSCENUM (1993 - RELANÇAMENTO 2023)

 

HYPOCRISY
OSCULUM OBSCENUM (RELANÇAMENTO 2023)
Shinigami Records / Nuclear Blast - Nacional

Se em sua estreia, o HYPOCRISY mostrou que era muito mais que uma simples banda de death meal, o segundo trabalho do grupo, OSCULUM OBSCENUM, consolidou essa personalidade. Lançado em 1993, completando seus 30 anos, o álbum ganha relançamento através da parceria Shinigami Records/ Nuclear Blast, e volta a entrar em catálogo, para suprir as necessidades daqueles fãs do metal da morte. Mantendo as características de "Penetralia", seu trabalho inicial, a banda seguiu os mesmos passos, trilhando um novo caminho dentro do estilo e se firmando de forma ainda mais sólida, sua presença entre os grandes nomes do cenário.

Produzido e mixado pelo próprio Peter Tägtgren, o trabalho foi remasterizado em 2021 po J-F Dagenais. Confesso que o som parece ter ficado um pouco mais "limpo", se é que esse é o termo adequado para isso. Na verdade, desde seu lançamento, Osculum Obscenum já trazia um certo padrão de qualidade "TÄGTGREN", fazendo do músico, um dos nomes mais requisitados do estilo. Mas falando sobre a sonoridade aqui prsente, o disco não se difere muito do álbum anterior, guardando toda a identidade e personalidade do grupo. As letras, buscando sempre fugir do lugar comum ao estilo, faziam (e fazem) a diferença, criando uma atmosfera bastante peculiar quando se fala de Hypocrisy.

Desde seu início com "Pleasure of a Molestation", dona de uma intro um tanto quanto sombria e pesada, mas que se transforma num verdadeiro massacre sonoro (cortesia dos riffs geniais), emendada com a sensacional "Exclamation pf a Necrofag" (com pitadas HC em vários momentos, sendo que essas mesmas ganham a adição de passagens Thrash Metal), até a faixa título, arrastada e pesada em muitos momentos, temos em apenas três faixas, a demonstração da capacidade técnica e versátil do Hypocrisy. Mas o álbum nos traz mais destaques, como a "desgracenta" "Necronomicon", um dos grandes momentos do disco, a versão totalmente "Hypocrisy" para "Black Metal", clássico eterno do Venom, "Infant Sacrifices", uma aula de peso e brutalidade e "Attachment to the Ancestor", que ressignifica o que chamamos de intensidade dentro do death metal.

OSCULUM OBSCENUM é um trabalho que, como quase todos os álbuns do HYPOCRISY, merece lugar na estante de todo fã de death metal. E este relançamento feito pela Shinigami veio bem a calhar, pois por um preço bem acessível, temos a disposição um disco que serve como pilar da formação de caráter de qualquer deathbanger que honre o metal da morte!

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário