IN FLAMES
THE TOKYO SHOWDOWN - LIVE IN JAPAN 2000
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
THE TOKYO SHOWDOWN - LIVE IN JAPAN 2000
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
Lançado em 2001, THE TOKYO SHOWDOWN é o primeiro álbum ao vivo do IN FLAMES, um dos nomes mais influentes do melodic death metal. Gravado durante a turnê japonesa do álbum "Clayman" (2000), especificamente na apresentação realizada em Tóquio, o disco captura com intensidade a energia crua, técnica apurada e o carisma da banda em sua melhor forma durante o período clássico de sua carreira. Mas... peca pela produção. Então é ruim? Não, pelo contrário, pois a gravação captou a intensidade do quinteto ao vivo. Mas o som um pouco abafado (melhorado nesse relançamento), deixa um pouco a desejar. No entanto, o álbum serve não apenas como um registro ao vivo, mas como uma afirmação do impacto global que a banda começava a consolidar no início dos anos 2000. E a Shinigami Records, em mais uma parceria com a Nuclear Blast, recolocam no mercado nacional esse trabalho que torna explícita a energia e brutalidade do grupo.
À época, a banda contava com sua formação considerada clássica pelos fãs: Anders Fridén (vocal), Jesper Strömblad (guitarra), Björn Gelotte (guitarra), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (bateria). E, podemos afirmar, qua nesse momento, a banda estava no auge (ao menos para esse que vos escreve), e nessa apresentação se mostra com aquele "sangue no zóio". Produzido por Anders Fridén e gravado por Takeuchi Koichi, o álbum tem um setlist interessante, que navega por todas as fases da banda, destacando os os principais momentos dos álbuns "The Jester Race" (1996), "Whoracle" (1997), "Colony" (1999) e "Clayman' (2000), mostrando que em 5 anos, o grupo cravou seu nome no panteão dos grandes grupos do metal mundial.
The Tokyo Showdown apresenta uma performance intensa e vigorosa, com destaque para faixas como “Bullet Ride”, “Moonshield”, “Jotun” e “Only for the Weak”. A qualidade da gravação, no entanto, deixa um pouco a desejar, mas não prejudica a audição. Posso soar chato, mas uma banda como o IN Flames merecia uma produção mais primorosa, ainda mais com o status que a banda já ostentava naquele momento. Mesmo assim, é possível sentir o peso das guitarras de Jesper Strömblad e Björn Gelotte, a precisão da bateria de Daniel Svensson e a performance intensa de Fridén nos vocais. Um dos momentos mais marcantes do disco é a "inesperada" citação ao riff de "Raining Blood", do... bom vocês sabem quem, durante a introdução de “Scorn” — um tributo espontâneo ao thrash metal que influenciou as raízes mais agressivas da banda.
Em termos de importância, esse álbum ao vivo marca o fechamento simbólico da era "clássica" da banda antes de sua guinada estilística em álbuns posteriores como "Reroute to Remain" (2002), onde o som começou a incorporar elementos mais modernos do metal alternativo (leia-se norte-americano). Por isso, o trabalho é frequentemente celebrado por fãs como um documento fiel da essência original da banda, antes de sua transição sonora.
Mais do que apenas um registro de turnê, THE TOKYO SHOWDOWN é uma celebração do espírito brutal e melódico, da técnica e da força do IN FLAMES. Ele solidifica a posição da banda como pioneira do death metal melódico de Gotemburgo e serve como uma ponte entre o passado agressivo e o futuro experimental do grupo.
Sergiomar Menezes
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