sexta-feira, 18 de julho de 2025

SPADES VANDALL - OUTRAGEOUS (2025)

 


SPADES VANDALL
OUTRAGEOUS
Trepada Records/Hurricane Records/ Doctor Rock/ Classic Metal Records - Nacional

O maior artista do Hard Rock nacional se mostra cada vez mais incansável e inesgotável! Incansável pois SPADES VANDALL lança praticamente um álbum por ano. Inesgotável pois a qualidade do material apresenta mantém uma qualidade muito acima da média, de forma que todos seus lançamentos se tornam obrigatórios, não apenas para os fãs do estilo, mas para todo apreciador da boa música em geral, em especial do nosso querido e amado Rock n' Roll. OUTRAGEOUS, mais recente trabalho, o mestre do Hard/Sleaze se mostra mais ousado, instigante e voltado às raízes do estilo, buscando inspiração nos maiores nomes do cenário, Hanoi Rocks à frente. Nas 11 faixas que compõem o CD, Spades mostra mais uma vez que se alguém tem conhecimento de causa pra falar de Hard no Brasil, esse alguém é ele próprio!

André Spades, o próprio Spades Vandall também se encarregou da bateria no trabalho, enquanto as guitarras ficaram sob a responsabilidade de Lucky Trace e as quatro cordas aos cuidados de Lee Wills, companheiros de Spades há algum tempo, formando aquela identidade de banda tão necessária e que demonstra grande entrosamento e coesão. Tanto que todas as faixas foram compostas pelo trio, exceção à faixa "Oh My God!", composta por Lucky. Mais uma vez, a gravação, produção e mixagem foram feitos pelo mestre Sebastian Carsin, nos Estúdios Hurricane, o que é garantia de qualidade! As fotos do trabalho foram produzidas por Alexandre Medeiros enquanto a arte gráfica ficou por conta de Ricardo G. Lopes e ambos souberam captar atmosfera e o espírito Sleaze/Glam de forma geral.

O álbum abre com "Learning to Survive", dona um riff pesado e bem Hard, o que já dá uma pequena amostra do teremos pela frente. Um andamento mais cadenciado, guitarras em sintonia, baixo e bateria marcados, criando a cama perfeita para os vocais únicos e característicos de Spades. Lucky capricha num solo inspirado, sendo o principal destaque da composição. O que mostra que mesmo Spades sendo um artista solo, a banda não fica em segundo plano. Na sequência, a faixa título mantém a pegada mais cadenciada, no entanto, trazendo momentos mais pesados e intensos. Uma pegada maliciosa e carregada com uma atmosfera sensual, garantem que a faixa faria sucesso na Sunset Strip dos anos 80! "I Gotta Go Now", faixa de trabalho e que ganhou videoclipe, segue mantendo a veia mais pesada do trabalho. Aliás, é perceptível que "Outrageous", é um dos trabalhos mais pesados de Spades, considerando também os saudosos tempos de Savannah. Dona de um refrão que gruda na cabeça já na primeira ouvida (outra característica marcante dos trabalhos), a faixa é um dos destaques do álbum. E tome mais peso nas seis cordas em "You're Not Alone", uma composição que traz consigo uma levada de quase balada, onde Lucky mais uma vez assume o protagonismo, mostrando classe e técnica, sem dispensar o bom e velho feeling, o que faz toda a diferença. O vocal de Spades em "Livin in the Limit" assume as influências de Michael Monroe, mas não deixando de lado a personalidade do vocalista, que sabe incorporar inspiração e identidade como poucos. 

"Oh My God!", única faixa composta exclusivamente por Lucky, é praticamente um intro, apenas com as seis cordas, onde o guitarrista pode prestar um tributo ao mestre Eddie Van Halen, e antecede outro momento mais pesado: "One Way or Another", que inicia com outro grande riff, mantendo a boa sequência do álbum. Aqui, baixo e bateria seguram a onda, criando uma base pesada e intensa. Já "Live Fast", na minha opinião, é o grande momento do trabalho! Riff sujo, baixo e bateria marcados, um andamento envolto numa atmosfera sleaze e um refrão com backing vocals bem colocados garantem uma sintonia entre melodia/peso e aquela pitada de sacanagem que toda brande faixa de Hard Rock pede. Baixo e bateria introduzem "Prisoner in Chains", que segue a linha da faixa anterior, com as guitarras naquela pegada mais suja e visceral. Apesar de mais cadenciada, traz consigo os ingredientes básicos do estilo: vocais anasalados, refrão grudento, e um andamento mais quebrado. Grande momento. "Sacrifice", outra intro/instrumental focada no baixo/bateria, quase tribal, antecede o fechamento do disco, que vem com o soco na boca do estômago chamado "Get Out of My Way". Faixa mais rápida do álbum, encerra de forma que deixa no ouvinte aquele gostinho de quero mais, pois termina o trabalho com a adrenalina lá no alto!

OUTRAGEOUS é o trabalho mais pesado da carreira solo de SPADES VANDALL. Isso não quer dizer que o hard Rock ficou de lado. Spades acabou deixando tudo mais temperado, com as guitarras de Lucky Trace se destacando, impulsionando ainda mais as características daquele Hard/Sleaze que só quem tem conhecimento de causa pode fazer. Mal terminamos de ouvir esse CD e já estamos no aguardo do próximo, o que, levando em conta a capacidade composição de Spades, não deve demorar muito. Obrigatório à todo fã de HARD ROCK!

Sergiomar Menezes





Nenhum comentário:

Postar um comentário