quinta-feira, 26 de setembro de 2024

TROYEN - UNFINISHED BUSINESS (2024)

 


TROYEN
UNFINISHED BUSINESS
Classic Metal Records - Nacional

Formado em 1981, dentro da New Wave of British Heavy Metal, o TROYEN acabou encerrando suas atividades um ano depois, em 1982, mas não sem antes lançar duas demos e atingir o status de "cult" entre os fãs do estilo. Lançando várias coletâneas, EP's e singles desde 2015, o grupo lançou em 2021 seu primeiro full lenght, "Falling Off the Edge of Forever", muito bem recebido, tendo atingido o termo "clássico" para muitos. Agora em 2024, a banda retorna com UNFINISHED BUSINESS (nome bastante sugestivo) que tem seu lançamento através da Classic Metal Records, mostrando que o Heavy Metal segue sendo o norte do quinteto. 

Paul Ward (vocal), Simon Lind (guitarra), Steve McGuire (guitarra), Mark Notley (baixo) e Jeff Baddley (batreria), nos trazem 11 faixas onde a atmosfera da NWOBHM está mais viva do que nunca. Impossível passar batido pela sonoridade do quinteto, que nos transporta para aquela época mágica, onde surgiam bandas que traziam a paixão pelo heavy metal/hard rock em suas composições. Com uma produção que manteve intacta a veia 80's do grupo, mesmo que possa soar datado em certos momentos, acredito que tenha sido essa a intenção, mostrando à todos que aqui não há espaço para "modernidade", invencionices ou coisas similares que possam distorcer o metal característico da banda.

"The Man I Used to Be" abre o álbum com aquela pegada tipicamente oitentista, qual seja, veloz, intensa e pesada. Lembrando os grandes nomes do estilo, contemporâneos do grupo como Iron Maiden, Saxon, Angel Witch, entre outros, o TROYEN mantém acesas a chama e a atmosfera daquele período. Já "Twist of Fate" tem uma linha mais Hard, que caem muito bem nos vocais de Paul Ward. "Hoax", rápida e com as guitarras de Lind e McGuire guiando a composição é um daqueles momento que nos transporta para um pub esfumaçado e como aqueles cartazes cheio de anúncios de shows, como era o lendário "Cart & Horses" (que, infelizmente, vi apenas pelos documentários existentes). sabe aquele baixo e bateria cavalgados? É isso que encontramos em "On the Outside (Don't Go)", um dos grandes momentos do álbum. A longa "(recurring) Nightmare", traz um clima introspectivo e intimista em seu início, ganhando uma intensidade crescente ao longo de sua execução.

"Darkness Within", puramente Hard, antecede "It Wasn't Just Me", uma bonita balada, com um belo solo de Steve McGuire. A rocker "No Resistance at All" mostra que as influências do grupo vêm de muito longe, indo do rock clássico de nomes ao blues, o que fica um pouco mais evidente em "Bourbon & Shame". Mas que fica claro, falo de influência, não que a faixa seja diretamente uma referência ao estilo que consagrou nomes como Buddy Guy, B.B. King, entre outros. "Hold On" e "Into the Fire", fecham o trabalho com uma ótima impressão.

UNFINISHED BUSINESS é um belo trabalho e vai agradar em cheio os fãs da New Wave of British Heavy Metal. A Classic Metal Records acerta, mais uma vez, lançando por aqui o segundo álbum do TROYEN. Que a banda tenha, ainda, muitos "negócios inacabados" para nos apresentar...

Sergiomar Menezes







Nenhum comentário:

Postar um comentário