quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

SINISTRA - SINISTRA (2022)

 


SINISTRA - SINISTRA (2022)
Independente - Nacional

Um álbum que estava sendo aguardado com ansiedade por muitos fãs. Um supergrupo formado por músicos experientes e de renome da cena. Uma proposta diferente, fugindo um pouco do lugar comum, fazendo Heavy metal cantando em português. Todos esses ingredientes cercaram de expectativas com relação ao lançamento de SINISTRA, álbum de estreia, auto intitulado do quarteto. E se tais expectativas eram boas, podemos dizer que elas foram mais do que superadas! Um trabalho repleto de felling, técnica, pegada e muita paixão pelo metal. Não há palavras que possam definir de forma mais certeira as dez faixas que encontramos aqui.

Nando Fernandes (vocal), Edu Ardanuy (guitarra), Luis Mariutti (baixo) e Rafael Rosa (bateria). Diz aí: é ou não é um supergrupo? Ainda que os próprios músicos não venham a concordar, estamos sim diante de um "dream team" do metal nacional. Nando é um dos melhores vocalistas, tendo passagens por Cavalo Vapor, Hangar (na opinião deste que vos escreve, o vocalista gravou o melhor álbum do grupo - The Reason of Your Conviction), entre outros. Edu Ardanuy (ex-Dr Sin), sem dúvidas, é um dos mais virtuosos guitarristas brasileiros. Luis Mariutti, não é preciso dizer, foi fundador do Angra e Shaman, além de ter tocado no Firebox, Henceforth e na banda solo de Andre Matos. Rafael Rosa também tocou com Andre Matos e foi indicado pelo próprio Mariutti. Músicos experientes unidos em prol do metal nacional. Um som pesado, denso, com muita influência de Black Sabbath (fase Dio), além de tudo aquilo que sempre influenciou os músicos envolvidos. Produzido pela própria banda e por Átila Ardanuy, o CD traz dez faixas que mostram que o know how dos envolvidos fez muita diferença.

O trabalho inicia com "Mente Vazia" e de cara já temos aquilo que será o guia de todo o CD: o peso! Ardanuy deixa aflorar a veia "Iommi" de suas influências, enquanto Nando mostra sua classe excelência, impondo sua voz de forma firme e precisa. Já a dupla Mariutti e Rafael Rosa, reafirmam seu compromisso com o peso, num momento de pura intensidade. Riffs e mais riffs densos é o que temos em "Viver", uma das faixas que foi lançada em vídeo anteriormente. Com aquele andamento cavalgado, a composição segue a linha "sinistra" adotada pela banda em sua sonoridade. Já "O Amanhã" traz consigo alguns momentos mais melódicos, mas mantém o peso e intensidade, tão caros ao trabalho. Ainda que estejamos falando de músicos já tarimbados, como é bom ver artistas saindo dos eu chão e explorando novas possibilidades. A paulada "Santa Inquisição" foi uma das primeiras músicas compostas pela banda, ou melhor, pela dupla Nando e Edu. Lenta e pesadíssima, a faixa é um dos grandes destaques do álbum, contando com uma grande interpretação por parte de Nando.

"Quem é Você" segue a peregrinação sabbathica, repleta de momentos pesados e voltados ao doom, cortesia das seis cordas de Edu. Enqunato que "Umbral", outra composição surgida no início das atividades do grupo, tem um lado mais cadenciado, não tão lento, mas também voltado a densidade, proporcionando que Mariutti sente a mão nas quatro cordas. "Livre para Seguir", uma das mais rápidas das faixas, é um hino á liberdade, uma ode ao direito de ser livre. Imagino ouvir essa música andando de moto! Ah.... destaque para o solo de Ardanuy, eficiente e direto. A intro de bateria nos leva a outro momento rápido e direto: "Rock n' Roll na Veia", um hard/Heavy daqueles que nos fazem levantar o punho e cantar junto m refrão. O final do álbum chega com "Nada é mais Igual (Lockdown)", uma composição mais moderna, com uma pegada mais atual e "Insônia", uma faixa que deixaria o saudoso Ronnie James Dio orgulhoso!

SINISTRA é um álbum que merece toda a sua atenção. Músicos em busca de novos horizontes, saindo de suas zonas de conforto, se uniram e nos entregaram um trabalho repleto de sentimento e paixão. Que a banda se mantenha nessa pegada e possa seguir nos presenteando com músicas de alto nível. Longa vida à Sinistra!

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário