terça-feira, 20 de dezembro de 2022

RF FORCE - RF FORCE (2022)

 



RF FORCE - RF FORCE (2022)
Classic Metal Records - Nacional

Falar que o metal brasileiro é berço de excelentes bandas desde o final dos anos 70 e início dos 80, até os dias de hoje, é chover no molhado. Também é repetição falar que todo o ano surgem bandas de nível internacional aqui nas nossas terras, que em nada devem aos artistas estrangeiros. Mais mesmice. Mas é necessário falar que o trabalho do RF FORCE é disparado um dos melhores de 2022, incluso entre os lançamentos de grandes nomes internacionais.

O álbum foi lançado em maio e com atraso, comento sobre ele agora. Uma falha enorme da minha parte, pois deveria já ter adquirido o cd e falado antes sobre ele também. Mas, como diz o ditado, “antes tarde do que mais tarde” não é?

Para quem não conhece, o RF FORCE é banda de Rodrigo Flausino, renomado guitarrista paulista, e completam o (excelente ) time os músicos Marcelo Saracino (vocal, Heaven & Hell, Undertime), Daniel Iasbeck (guitarra, Exxótica e Secos & Molhados), Ricardo Flausino (baixo, Hardstuff) e Lucas Emidio (bateria, Hatematter e Scenes From a Dream).

O álbum é um revival de hard/heavy metal, totalmente inspirado nos anos 80. Durante a audição, é possível identificar várias influências,que vão de Dio e Judas Priest, chegando a Dokken, passando por Helloween, Maiden e Accept, mas sempre com um incrível aura de originalidade e qualidade.
Cozinha pesada e super bem timbrada, guitarras que brilham em cada riff/solo, e um destaque especial ao fantástico vocalista Marcelo Saracino, com um timbre e interpretação que nos remete e muito ao nosso amado e saudoso Ronnie James Dio. Apesar da influência muito perceptível, em nenhum momento Saracino se coloca numa posição de imitador de Ronnie, muito longe disso.

Da abertura com “Fallen Angel” (o riff inicial faria George Lynch orgulhoso e lembraria a Vivian Campbell como ele era fantástico sendo o guitarrista principal de uma banda) a última faixa “M.O.A.B” o trabalho é sensacionalmente empolgante, onde temos Metal tradicional, Hard Rock, Power Metal e até passagens beirando o Thrash Metal. 10 faixas distribuídas em 43 minutos de muita classe e de uma excelente e esmerada produção. Sabe aquele cd que ao acabar você coloca pra rodar de novo? Pois é, RF FORCE é assim.

Se você curte essas bandas citadas ao longo do texto, não deixe de conhecer este cd. E que logo venha uma turnê pelo Brasil, para que todos nós possamos assisti-los ao vivo. Longa vida ao RF FORCE!!!

José Henrique Godoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário