terça-feira, 27 de dezembro de 2022

TOBIAS SAMMET'S AVANTASIA - A PARANORMAL EVENING WITH THE MOONFLOWER SOCIETY (2022)

 


TOBIAS SAMMET'S AVANTASIA -
A PARANORMAL EVENING WITH THE MOONFLOWER SOCIETY (2022)
Shinigami Records/ Nuclear Blast

E quem diria que aquele projeto idealizado por Tobias Sammet, até então vocalista do Edguy, em 1999 e que, segundo o próprio Tobias em entrevista ao Brasil, não passaria do segundo disco, estaria na ativa até hoje, dando lugar em termos de vendas e atenção ao Edguy! Sim, prestes a completar 24 anos de existência o AVANTASIA chega a mais um trabalho, dessa vez com um título um tanto quanto extenso: A PARANORMAL EVENING WITH THE MOONFLOWER SOCIETY. Lançado no Brasil pela Shinigami Records/ Nuclear Blast, o álbum, nono de estúdio, vem como sempre, recheado de convidados especiais que garantem um brilho ainda maior à banda.

Além de Tobias, que além de cantar também faz alguns teclados adicionais, o trabalhos traz as participações dos vocalistas Ronnie Atkins, Bob Catley, Floor Jansen, Michael Kiske, Jorn Lande, Eric Martin, Ralf Scheepers e Geoff Tate. Ou seja, mais uma vez, um time de peso, com nomes mais do que consagrados dentro do metal mundial. E acompanhando Tobias enquanto "banda" temos Sascha Paeth (guitarras e baixo), Felix Bohnke (baterista e seu parceiro de Edguy), Michael Rodenberg (teclados nas faixas 5 e 11), Oliver Hartmann (guitarras e backing vocals), Herbie Langhans (backing vocals) e Ina Morgan (backing vocals). Produzido por Tobias e Sascha, não há o que se escrever sobre isso, vez que em nenhum álbum do Avantasia, esse quesito deixou a desejar. No entanto, ainda que seja um trabalho acima da média, não chega nem perto daquilo que foi feito nos dois primeiros álbuns (The Metal Opera pt.1 e The Metal Opera pt. 2). Claro, são outros tempos e a musicalidade de Tobias não viu limites nas composições mostrando de forma clara e objetiva que estamos sim, ainda que muitos não gostem do estilo, de um dos maiores compositores do metal mundial.

"Welcome to the Shadows" abre o play e nos traz aquelas melodias características dos últimos trabalhos do Avantasia: andamentos diferenciados, arranjos muito bem estruturados e um refrão grandioso, cortesia de Sammet que acabou se tornando um especialista nesse quesito. Essa faixa vai ficar muito legal ao vivo! Já "The Wicked Rule the Night" traz os vocais do monstro Ralf Scheepers contrastando com as linhas mais melódicas de Sammet, numa mistura de metal melódico e heavy metal tradicional (made in Germany). Floor Jansen surge para dar uma brilho ainda maior a uma das melhores composições do álbum, a intensa "Kill the Pain Away". Ainda que muitos fãs do Nightwish sigam idolatrando Tarja, Floor já deu mostras de ser uma vocalista muito mais versátil e dona de recursos vocais que a finlandesa não tem (mesmo que continue sendo uma das mais belas vozes da música atual). Michael Kiske surge na tradicional e tipicamente "Helloween/Edguy" "The Inmost Light". Assume canta muito nessa faixa também, mas Kiske é Kiske. Impressiona como sua voz segue como uma das mais belas e potentes ainda com o passar dos anos. Floor retorna para colocar sua voz de forma suave em "Misplaced Among the Angels", mas apesar disso, a faixa não empolga.

Joen Lande e Kiske juntam-se a Sammet em outro excelente momento do trabalho: "I Tame the Storm", que apresenta uma mistura entre o metal tradicional, hard rock (muito escondido) e o melódico. Prova disso é o refrão cheio de pompa e que gruda de forma fácil na cabeça. "Paper Plane" conta com a participação de Ronnie Atkins e é um momento que não empolga, ainda que a qualidade envolvida seja gigantesca. O veterano e companheiro de longa data de Sammet, Bob Catley, vem em "The Moonflower Society" e deixa seu registro em mais um trabalho do Avantasia. Como sempre, classe e bom gosto andam juntos na composição. "Rhyme and Reason" é um daqueles power metal típico e conta com a inusitada participação de Eric Martin (Mr. Big). Geoff ATte empresta sua voz à "Scars", outro momento bem power metal do álbum. "Arabesque" com Michael Kiske e Jorn lande, mais uma vez, fecha o CD de forma épica, com suas atmosferas variadas e ótimos arranjos.

A PARANORMAL EVENING WITH THE MOONFLOWER SOCIETY é um bom álbum de um projeto que vingou e deu muito certo. Tobias Sammet tem muitos méritos em transformar o AVANTASIA nesse gigante. Uma pena que o Edguy acabe relegado a um segundo plano, mas "business are business", então... Mas para os fãs, vale muito a pena adquirir e curtir o nono trabalho do grupo.

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário