segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

DIO - LIVE IN LONDON - HAMMERSMITH APOLLO 1993 (2022)

 



DIO - LIVE IN LONDON - HAMMERSMITH APOLLO 1993 (2022)
Shinigami Records/EDEL Ear Music/ Sound City Records - Nacional

RONNIE JAMES DIO. Se eu terminasse agora a resenha, não precisava escrever mais nada. A maior voz do Heavy metal de todos os tempos, não há o que se discutir. No entanto, Dio teve, na opinião desse que voz escreve, alguns álbuns incompreendidos em sua vitoriosa carreira. E foi na divulgação de um desses álbuns, "Strange Highways", lançado em 1993, que esse show foi gravado. DIO - LIVE IN LONDON - HAMMERSMITH APOLLO 1993, é um belo álbum duplo, com um encarte caprichado, trazendo 18 faixas gravadas na lendária casa londrina. Com uma ótima qualidade de gravação, o trabalho celebrava a nova formação (à época) da banda DIO. Cabe ressaltar que o álbum chega por aqui na parceria entre a Shinigami Records/Sound City Records/ EDEL Ear Music.

A banda contava com o guitarrista Tracy G. (contestado até hoje por muitos fãs do vocalista), o fenomenal baixista Jeff Pilson (Dokken/Foreigner) e o monstruoso baterista Vinnie Appice e assim, gravou a apresentação ocorrida em 12 de dezembro de 1993, na reconhecida casa de espetáculos em Londres, o já citado Hammersmith Apollo, esse ótimo álbum ao vivo. Originalmente lançado em 2014, o álbum recebe uma nova edição, com uma bela embalagem e como se não bastasse isso, temos a maravilhosa voz do mestre Dio em plena forma.

Abrangendo toda a carreira de Dio, o álbum vai desde clássicos absolutos como "Stand Up and Shout" e "Don't Talk to Strangers", passando por "Holy Diver", The Last in Line", Rainbow in the Dark" e "We Rock", bem como pelas "novas" "Strange Highways", "Evilution", "Pain", "Jesus Mary and the Holy Ghost" e "Hollywood Black". Ainda temos os clássicos do Rainbow e Black Sabbath, tais quais "The Mob Rules", "Children of the Sea" (uma das músicas mais lindas do universo), que apesar de Tracy G,  manteve sua aura clássica e bela, "Heaven and Hell" e "Man on the Silver Mountain". Temos ainda, solos de bateria e guitarra, além de uma reprise de "Heaven and Hell" no primeiro CD.

DIO - LIVE IN LONDON - HAMMERSMITH APOLLO 1993 é um trabalho que não pode faltar na estante dos fãs do baixinho gigante. Um álbum ao vivo refletindo uma época turbulenta, mas criativa do vocalista que está fazendo muita falta pro Heavy Metal. Muito se diz que ninguém é insubstituível, o que na maioria das vezes é verdade. Mas no caso de RONNIE JAMES DIO, essa premissa não pode ser encaixada... 

Sergiomar Menezes








Nenhum comentário:

Postar um comentário