quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

TAILGUNNER - GUNS FOR HIRE (2023)

 

TAILGUNNER
GUNS FOR HIRE 
Shinigami Records/FireFlash Records - Nacional

O Reino Unido sempre foi o berço do Rock pesado e do Metal desde sempre. Não é preciso falar dos vários artistas, bandas e movimentos surgidos em terras britânicas. Mas é sempre revigorante testemunhar o surgimento de uma nova banda vindo daqueles lados. E o Tailgunner é uma excelente surpresa.

Formado em 2018, o quinteto formado por jovens músicos, que eu posso dizer que tem o espírito de “jovens a mais tempo”, pois tanto a musicalidade, a estética, a arte gráfica do álbum (verifique a capa, uma caveira zumbi armada com uma metralhadora), tudo nos remete aos anos dourados do Heavy Metal, a década de 80.

Desde a primeira faixa “Shadows of War”, o que ouvimos neste trabalho é um heavy metal tradicional puro, cheio de melodia e fúria, que nos remete instantaneamente aos trabalhos iniciais do Iron Maiden e a fase oitentista do Judas Priest. Se ao mesmo tempo notamos as referências e influências aqui e ali, por outro lado nada soa datado ou com cheiro de mofo.

A produção do álbum, a cargo de Olof Wikstrand , vocalista do Enforcer, é soberba. Entre faixas rápidas como “Future's Lost”, “ White Death” e a faixa título, e as mais cadenciadas como “Shadows Of War” e “Blood for Blood”, tudo o que se ouve é pesado, alto e agressivo, tal qual os antepassados metálicos nos ensinaram. 

Uma estreia muito acima da média dos ingleses. Não é a toa que a banda foi uma presença frequente nos festivais europeus no ano de 2023. Se mantiverem este nível, o futuro sorri grande para o Tailgunner. E o melhor: álbum lançado em mercado nacional, pela Shinigami. Não deixe de procurar conhecer.

José Henrique Godoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário