segunda-feira, 24 de abril de 2023

ERIC MARTIN - 13/04 - TEATRO UNISINOS - PORTO ALEGRE/RS


ERIC MARTIN - THE VOICE OF MR. BIG
Abertura - MARENNA
Teatro Unisinos - Porto Alegre/RS
13/04/2023
Produção: ABLAZE PRODUCTIONS

Texto e fotos: José Henrique Godoy


O teatro Unisinos abriu as portas para mais uma visita deste, que é um dos melhores e mais carismáticos vocalistas do hard Rock mundial, o Sr. Eric Martin. Figurinha carimbada em turnês pelo Brasil, Eric visitou mais uma vez a capital gaúcha, desta feita em tour solo, acompanhado da (excelente) banda paulista Rolls Rock. Como banda de abertura, nada mais justo e correto que os gaúchos do Marenna, banda esta que é um dos (senão o maior) grandes destaques do Hard Rock/AOR nacional.

O local escolhido foi excelente, pois trata-se de um teatro, e você consegue assistir bem de qualquer ponto que você esteja. Há quem não goste do fato de ter que assistir sentado, mas confesso que para os Rockers tipo eu, que são “jovens a mais tempo” é até uma comodidade a mais.

Pontualmente as 20:00 horas, cortinas se erguem e o Marenna toma de assalto o palco. Rod Marenna (vocais), Edu Lersch (guitarra), Luks Diesel (teclados), Bife (baixo) e Arthur Schavinski (bateria) são muito bem recebidos pelo público, já em bom número, e logo nos primeiros acordes de “ Voyager”, faixa título do trabalho mais recente do quinteto, é possível ver a qualidade do som que saía dos amplificadores, tudo muito alto e claro. A qualidade de todos os músicos da banda salta aos olhos, e destacar um deles apenas seria injustiça com os demais. E o mesmo com o setlist. Músicas como “Pieces Of Tomorrow”, “You Need to Believe”, " Too Young to Die”, são de uma classe e categoria muito acima da média. Após pouco mais de 40 minutos, o Marenna fecha seus set com a sensacional “ Had Enough”.


Após um intervalo de aproximadamente 20 minutos, as cortinas que haviam sido baixadas novamente são erguidas e os paulistas do Rolls Rock iniciam ‘Gotta Love The Riden” do penúltimo álbum de estúdio do Mr. Big, “The Stories We Could Tell”, para nos segundos seguintes um sorridente Eric Martin iniciar sua apresentação. Já no solo da música, Eric desce do palco e vai até a frente do guitarrista Edu Costa e “agita”, brincando pois estávamos todos sentados (lembrando: estamos em um teatro). Este foi apenas o início das brincadeiras e piadas do sempre simpatissíssimo e divertido Eric Martin.

Na sequência dois clássicos de “ Lean Into It”: “Daddy, Brother, Lover and Little Boy” e “ Alive and Kickin”, duas das preferidas do catálogo do Mr.Big. Com o violão em mãos, Eric inicia a primeira balada da noite, “Superfantastic” cantada em alto e bom som por boa parte do público presente que praticamente lotou o teatro Unisinos.

Falando no público, este foi composto de forma bem heterogênea: fãs do Mr. Big com camisetas, roqueiros mais tradicionais, pessoas “à paisana”, que não seriam facilmente identificados como fãs de Hard Rock, pessoas com mais idade e os casais apaixonados, provavelmente atraídos para o show pelas baladas que o cantor ficou famoso. Mas muito legal e interessante ver essa mistura. até o próprio Martin falou que éramos a “plateia mais bonita que ele tinha visto”, e logo emendou que deveríamos desconsiderar, pois ele estava sem óculos e sim, está velho.

“Dancing with The Devils" deu sequência ao show, e na sequência, Eric pega novamente o violão e anuncia que vai tocar “The Dark Side Of The Moon” na íntegra... Após risos “Wild World”, cover de Cat Stevens é executada. Uma das intros de bateria mais bonitas da história dá inicio a “Take Cover” que é dedicada ao falecido baterista do Mr.Big Pat Torpey. Aqui temos um Eric Martin mais sério e visivelmente emocionado, ao relembrar o saudoso amigo e colega.

Não podemos deixar de citar a qualidade dos músicos da banda Rolls Rock. Formada pelo já citado guitarrista Edu Costa, Mau Seliokas baixista, Chris Ribeiro teclados e Francis Lima bateria, o quinteto executou nota por nota com maestria as quase sempre complexas linhas das músicas do Mr. Big. O único senão foi no início de “ Promise Her The Moon”, onde Eric Martin interrompeu a música e pediu para o baterista Francis acelerar um pouco o tempo, mas ao invés de cara feia, ou estrelismo, Eric se dirigiu ao baterista em tom de brincadeira.

A trinca final foi com “To be With You” (tenho certeza que muitas presentes só esperavam por essa), e as pesadas e rápidas “Addicted to that Rush” e “Colorado Bulldog”. Ao final de 90 minutos, Eric Martin se despede sem antes reforçar que ele voltará ano que vem com o Mr. Big em sua turnê de despedida. Estaremos aguardando, Eric. Deixo aqui o agradecimento mais uma vez a Ablaze Produtora pelo credenciamento e por mais uma excelente produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário