sexta-feira, 15 de agosto de 2025

KRISIUN - BLACK FORCE DOMAIN 30 ANOS

 


BLACK FORCE DOMAIN - OS 30 ANOS DE UM MARCO DO DEATH METAL!

        
Numa longínqua época, lá em 1995, exatamente 30 anos atrás, o maior expoente do metal extremo de toda a América Latina, o Krisiun, lançava finalmente seu álbum debut, o full-lenght, Black Force Domain, somente 5 anos após lançar sua primeira demo, deixando o interior de Ijuí, passando por Porto Alegre e aterrissando em São Paulo, a terra das oportunidades do metal brasileiro, oportunidade essa que veio na pessoa de Eric de Haas, do selo Dynamo Records.

No lançamento anterior, o "Unmerciful Order", os gaúchos já detinham o título de banda mais rápida e extrema do Brasil, mas foi com o debut que a banda elevou extremismo e velocidade a décima quinta potência! Todo produzido no Brasil, o nível de gravação em relação ao anterior já era nitidamente superior, mas, numa época que as gravações eram reais, eram tocadas de verdade, o álbum soa orgânico e com peso e sujeira precisos ao que o estilo necessitava: brutal, coeso, pesado e rápido, muito rápido, aliado a letras totalmente extremas, tratando de assuntos apocalípticos, anticristãos, blasfêmia e escuridão numa escala cavalar, esse era o Krisiun se apresentando pro mundo! 

Definitivamente, resenhas muito elogiáveis na época em zines e revistas gringos como os conceituados Tales of the Macabre da Alemanha e S.O.D. Magazine dos Estados Unidos, rasgando elogios ao Black Force Domain, chamaram a atenção dos gringos para ouvir essa bomba atômica em formato de música. A faixa que dá nome ao álbum abre o trabalho com uma chamada de guitarra de Moyses Kolesne numa palhetada além da velocidade da luz, seguida pelo mestre absoluto das marretadas Max Kolesne numa entrada da bateria logo descambando pra marca registrada do Krisiun pra sempre: o blast beat, ou como eles mesmo chamavam no Sul, a britadeira! Essa música se transformou num hino e está presente até hoje nos shows do grupo, com um solo no meio da música e um solo sensacional encerrando a faixa num estilo o qual Moyses influenciaria dezenas e dezenas de bandas mundo afora. 

"Messiah of the Doble Cross" segue na mesma linha, sem descanso ou pausas, rifferama absurda despejada em forma de selvageria, e o vocal de Alex Camargo pra lá de extremo, atravessando bases e tempos como uma espada de guerra. O solo, é provável que tenha sido feito com um esmeril! A energia e a fúria colocada em "Hunters of Souls" e "Blind Possession" são impressionantes, técnica e velocidade aliadas a letras blasfemas e apocalípticas mantendo o nível da agressividade no máximo. Outro clássico atemporal, "Evil Mastermind" é apresentada em forma de brutalidade, coroando Max como um dos maiores bateristas da história, mostrando bumbos muito velozes pra época. Definitivamente, os irmãos Kolesne são um dos responsáveis pelo surgimento do rótulo Brutal Death Metal na cena mundial, até porque, pilhas de bandas consagradas do death metal como Carcass, Entombed, Gorefest entre outros começaram a lançar álbuns mais melódicos e lentos, e justamente o Krisiun veio na contra mão, sem fazer concessões, sem fazer prisioneiros, sem se importar com moda ou tendência. 

Em "Infamous Glory", Moyses deixa claro, gravando os teclados que dão um tom macabro e soturno, que logo entrará pro hall dos maiores guitarristas do estilo, numa vinheta inspirada num mix de velocidade e de feeling. A sequência enfurecida segue sem dar descanso com "Rejected to Perish Below", "Meanest Evil" e "Obssession by Evil Force", mostrando que os três conquistadores do Armagedom, daqui pra frente, seriam sempre lembrados como a banda mais extrema do mundo, e amplamente admirados e elogiados pelos maiores nomes do estilo e seus ídolos e influências como integrantes de Morbid Angel, Napalm Death, Dimmu Borgir entre outros. "Sacrifice of the Unborn", termina por consagrar nosso tão extremo Black Force Domain, como um dos álbuns mais comemorados da história do death metal, e certamente uma influência pra nomes famosos do estilo voltarem a compor de forma mais rápida e agressiva. 

Black Force Domain, com sua capa bruta e direta, unindo gostos de todos estilos extremos, abriu as portas pro Krisiun conseguir uma gravadora gringa e iniciar turnês mais longas e profissionais, turnês essas que são marcas registradas da banda até hoje, e firma o nome dos Kolesne como um dos maiores do mundo de todos os tempos. Três décadas dessa sarrafada na cabeça, definitivamente não é pra qualquer um!

Márcio Jameson





Nenhum comentário:

Postar um comentário