LOUDNESS - SUNBURST 我武者羅 (2CD) (2022)
Shinigami Records/Ear Music/Sound City Records
Shinigami Records/Ear Music/Sound City Records
Lançado ainda no ano de 2022, chega ao mercado nacional via Shinigami Records, o vigésimo oitavo (!!!) e mais recente trabalho dos veteranos japoneses, e a maior banda de Heavy Metal nipônica, o Loudness (me desculpem os fãs de X-Japan, opinião pessoal). Na ativa desde 1981,o banda capitaneada pelo genial Akira Takasaki, volta ao ataque com este álbum que, novamente, parece uma volta as raízes da banda.
No seu início, o Loudness optava por fazer suas letras no idioma da sua terra natal, deixando apenas os refrãos e títulos das músicas em inglês, escorados por um heavy/hard extremamente técnico e bem executado. Após um breve sucesso no mercado americano, o Loudness começou a perder força no final da década de 80 e durante as próximas décadas, realizou trabalhos mais experimentais e obscuros.
Nos últimos anos, o grupo voltou ao que sabe fazer de melhor, lançando bons álbuns calcados no heavy metal tradicional e, este “Sunburst”, não foge a esta linha. Alternando letras em inglês e japonês, o que temos aqui é um álbum bem forte, com excelentes composições.
Do início com a intro instrumental “Rising Sun”(sendo nativos da “Terra do Sol Nascente”, até hoje não tinham utilizado esse título), ao final do cd 2 com “Wonderland”, o que temos é um trabalho feito para agradar os fãs de longa data dos nipônicos. “Amato Tamashi”, com uma intro fantástica do baterista Masayuki Suzuki, abre caminho para um riff de guitarra incrível de Akira. Abro aqui um parênteses: Akira Takasaki, para quem não conhece ou nunca ouviu, ilustra perfeitamente o termo “Guitar Hero”. Solos , riffs e composições dignas de ser chamado como tal. Não é a toa que o chamavam de Eddie Van Halen japonês. Típico guitarrista que quando você escuta, sabe que é ele que está tocando, sem precisar ver o nome da banda ou os créditos do cd.
Masayoshi Yamashita um excelente baixista, cheio de técnica, se dá o direito de executar solos durante músicas como a já citada “Yamato Tamashi”, mas também faz as vezes de “baixista baixista” (parafraseando Wanderley Luxemburgo) , sólido e segurando a parede sonora da banda, em músicas fortes como “Stand Or Fall” (essa lembra, de longe, “Children of the Grave” do Black Sabbath) e “Crazy World”.
Minoru Niihara mantém ainda um ótimo timbre de voz e se sai muito bem nas interpretações. Seu vocal é muito característico e original, e dá o toque final ao som do Loudness. Preste a atenção na balada “The Sanzu River” cheia de emoção e sentimento. Outros destaques do álbum vão para a “speed” “Nihon NoKokoro”, “Kagayakeru 80s ( Shining 80s)” – título sintomático a sonoridade do cd e a espetacular “Tengoku No Tobira (esta poderia estar facilmente em álbuns clássicos do Loudness, como “Thunder in the East” ou “Desillusion”), feita para ser tocada ao vivo.
Enfim, um ótimo cd desta longa e quase sempre ótima discografia da banda. Curtidores do Heavy Metal tradicional clássico e fãs da banda não vão se decepcionar.
José Henrique Godoy
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