segunda-feira, 27 de março de 2023

SONATA ARCTICA - 15/03/2023 - BAR OPINIÃO - PORTO ALEGRE/RS

 


SONATA ARCTICA 
Abertura: Firewing
Local: Bar Opinião - Porto Alegre/RS
Data: 15/03/2023
Produção: Abstratti Produtora/Opinião Produtora

Texto: José Henrique Godoy
Fotos: Uillian Vargas

Um dos shows mais aguardados pelos fãs nos últimos tempos em Porto Alegre, o Sonata Arctica finalmente desembarcou em solo gaúcho para a sua apresentação, após 3 anos da data originalmente anunciada. O evento foi adiado e transferido por três vezes, em função da famigerada pandemia, mas finalmente chegou o dia 15 de março de 2023.

Para a abertura, foi escolhida a excelente banda Firewing, que está acompanhando o Sonata na sua turnê sulamericana, e aproveitando o momento para divulgar o seu aclamado álbum de estréia, “Ressurrection”. Com uma excelente produção de palco e ótima sonorização, o Firewing iniciou a sua apresentação as 19:50, e de cara ganhou público presente, com seu metal melódico com toques de prog metal. As composições muito bem trabalhadas no álbum , poderiam não ter sido tão bem reproduzidas ao vivo, mas muito pelo contrário, o quarteto esbanjou classe e fez um excelente show.





Pontualmente as 21 Horas, ao som do hino clássico do Monty Phyton ”Bright SIde Of Life”, os finlandeses entram no palco e, para delírio dos numerosos fãs, iniciam a noite com “The Wolves Die Young” seguindo com “The Last Amazing Grace” e "Storm The Armada”. Tony Kakko segue sendo um excelente frontman, e se já não atinge notas mais altas de outrora, consegue dosar bem sua voz e entrega uma excelente performance. Por mais de uma vez ele demonstrou felicidade por, após quase 3 anos e alguns adiamentos, finalmente ele e seus companheiros estarem , enfim, realizando o que mais gostam que é tocar ao vivo.

O Sonata Arctica abdica atualmente da sua fase mais power metal do inicio, e foca mais novos novos clássicos, alguns fãs podem ter sentido a falta de músicas como “Weballergy”, “San Sebastian”, “Blank File”, “Replica”e outras, mas ao mesmo tempo foram agraciados com excelentes momentos como “Kingdom For a Heart”, “I Have a Right” , "Tallulah”. O único senão da apresentação seria a qualidade do som, pois em alguns momentos a guitarra de Elias Viljanen ficou inaudível, soterrada pelos teclados de Henrik Kingenberg. Os riffs de guitarra do Sonata Arctica são muito marcantes e a sensação de faltar algo em alguns momentos se mostrou frustrante.

O final com a trinca “Full Moon”, “The Cage” e “Dont Say a Word” finaliza o espetáculo, e dava pra ver a emoção da banda, pois mesmo com três anos e três adiamentos, a espera valeu a pena e a noite de Sonata foi concluída com êxito.







Fica aqui nosso agradecimento à Abstratti Produtora e também à Opinião Produtora pela atenção e credenciamento. É dando suporte aos veículos que procuram fazer um trabalho sério e comprometido que podemos crescer juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário