segunda-feira, 13 de março de 2023

SONATA ARCTICA - ECLIPTICA (REVISITED) (2014/2023)

 


SONATA ARCTICA - ECLIPTICA  REVISITED- 15TH ANNIVERSARY EDITION (2014/2023)
Shingami Records/Nuclear Blast - Nacional

Todos vivemos algum tipo de nostalgia. Fechar os olhos e lembrar dos velhos tempos, os anos dourados.

Em 1999, o Heavy Metal mundial vivia o começo do fim do “boom” do Power Metal. Graças a megaexposição o estilo saturou, enjoou ou simplesmente, deu no saco!

Ecliptica”, é o pontapé inicial do Sonata Arctica, ou, o Scorpions da Finlândia. Todos os clichês estão ali: vocais agudos, bumbos duplos, solos rápidos e cheios de harmonias, refrãos altos e grudentos, baladas e a sensação de inocência no ar.

Quinze anos se passaram, e os finlandeses resolveram comemorar repetindo o passado, mas com outros olhares e novas roupagens. Mexer em clássico é literalmente se lançar aos leões, justamente pelo amor guardado do fã, mas, aqui, a grande intenção foi mostrar como o grupo soava após tantos anos, dar aos novos e velhos fãs algo mais atual e menos “adolescente”.

Musicalmente temos mínimas mudanças nas estruturas, um trecho aqui e acolá, nada de mais. Possivelmente, Tony Kakko, seja o ponto que difere os dois álbuns, tudo pela questão da idade e experiência adquirida. O vocalista acaba sendo mais contido, mas, isso não tira o brilho de faixas como “Blank File”, “Fullmoon”, “Replica”, “My Land” ou a melosa, “Letter to Dana”.

Talvez, o erro seja comparar “Ecliptica: Revisted” com o seu original, contrastando quem eles eram e quem são. O poder de um não se encaixa no outro, mas é respeitável a tentativa de recriar algo tão mágico e clássico.

Foi bom “entrar na máquina do tempo”, ouvir algumas músicas esquecidas e concordar com um amigo: Sim, Welbe, o Heavy melódico é “mara”!

William Ribas




Nenhum comentário:

Postar um comentário