FALCHI
SOLACE
Independente - Nacional
SOLACE
Independente - Nacional
JÉSSICA FALCHI ficou mundialmente conhecida ao substituir Sonia Anubis como guitarrista na Crypta. Mas, se engana quem acha que a trajetória da musicista começou neste momento, pois Jéssica já possuía uma boa estrada, tendo integrado algumas bandas covers, gravando vídeos pela internet tocando Metallica (que chamaram a atenção da própria banda), além de ter tocado com Aquiles Priester e gravado com Elana Dara. Após deixar a banda de death metal, Jéssica decidiu investir de vez em sua carreira solo, montando uma banda instrumental, onde pode mostrar toda sua versatilidade, criatividade e talento nas seis cordas. SOLACE, EP lançado de forma independente é prova viva disso, deixando claro que para a arte, e aqui em especial, a música, não existem barreiras.
Acompanhada por João Pedro Castro no baixo e por Luigi Paraventi na bateria, Jessica nos traz quatro faixas instrumentais, onde suas influências se mostram de forma clara, passando pelo Heavy Metal, Prog Metal, entre outros. O trabalho foi produzido por Jean Patton (ex- Project 46), e mesmo sendo sua primeira vez nesse papel, o produtor soube deixar tudo em seu lugar, valorizando o trabalho dos músicos de forma igualitária. A identidade visual do trabalho é assinada por Lauren Zatsvar, com artes que dialogam conceitualmente com a sonoridade de cada faixa.
"Moonlace" abre o trabalho de forma pesada, com toques mais modernos. Jéssica explora suas influências sem que isso soe depreciativo, pois transforma essa junção em uma identidade própria, explorando sua versatilidade e criatividade, mostrando que é muito mais do que a ex-guitarrista da Crypta. Os companheiros de banda também não ficam atrás, pois são mais que um complemento, com um conjunto coeso e entrosado. Ainda que instrumental (um formato que não é um dos preferidos deste que vos escreve), a faixa cativa pela classe à ela empregada. Na sequência, "Sunflare", mostra o lado mais "guitarrista" de Jéssica, ao agregar suas referências de Steve Vai, Satriani, Frank Gambale e Steve Morse. Mais próxima do prog, podemos perceber a influência do nosso conterrâneo Kiko Loureiro, abrindo ainda mais o leque de possibilidades a explorar. A terceira faixa "Sweetchasm Pt.1", (única inédita no EP), traz no solo, a participação do guitarrista Aaron Marshall, da banda canadense Intervals. Por assim dizer, mais técnica e progressiva, a faixa traz consigo quebradeiras de bateria, mudanças de andamento e inserções de ritmos brasileiros em sua execução. E como o próprio nome sugere, a última faixa "Sweetchasm Pt. 2", é um complemento à sua antecessora, visto que O riff que abre a segunda parte foi concebido inicialmente como refrão da primeira, enquanto o início do solo da Pt. 2 reaparece na Pt. 1 sob uma nova roupagem.
SOLACE, EP de estreia da FALCHI, banda da guitarrista Jéssica Falchi, mostra uma instrumentista sem medo de arriscar. Sair do lugar comum não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se está num mundo mais brutal e agressivo (no caso, o death metal). Mas Jéssica soube tirar isso de letra, pois técnica, qualidade e carisma não lhe faltam. Agora, é esperar que o público não apenas entenda, mas aprecie a música de qualidade que é entregue por ela.
Sergiomar Menezes


Nenhum comentário:
Postar um comentário