quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

SUFFOCATION - LIVE IN NORTH AMERICA (2021/2025)


 

SUFFOCATION
LIVE IN NORTH AMERICA
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional

Se estivermos falando sobre um álbum ao vivo que representa o conceito de "brutalidade sem concessões", dentro do death metal brutal, esse álbum se chama LIVE IN NORTH AMERICA, do SUFFOCATION. Lançado em 2021, pela Nuclear Blast e chegando por aqui pela parceria com a Shinigami Records, o disco captura a banda em sua melhor fase, quando o death metal, apesar de técnico soa como deveria: cru, avassalador e implacável. Gravado em 22 de outubro de 2018, no Middle East Down, em Cambridge, Massachusetts, o trabalho é uma verdadeira explosão de peso e precisão que solidifica o reinado imbatível da banda. Um registro verdadeiro, sem concessões e sem limites.

Formado por Frank Mullen (vocal), Terrance Hobbs (guitarra), Charlie Errigo (guitarra), Derek Boyer (baixo) e pelo monstro Eric Morotti (bateria) o grupo nos entrega um ao vivo, com uma produção simples, honesta, mas autêntica. O som da guitarra é encorpado e denso, o baixo aparece em momentos importantes e a bateria mantém a banda em constante intensidade. O vocal de Frank, profundo e por vez rasgado, dá a impressão de vir das entranhas, intensificando o clima que caracteriza o Suffocation desde os anos 90. Já a capa criada por Jon Zig, reforça a atmosfera sombria e visceral do álbum, refletindo a brutalidade sonora que tornou o quinteto norte americano um dos grupos mais importantes e influentes do gênero.

Apesar de estarmos falando de um álbum ao vivo e de uma certa regularidade, algumas faixas acabam se destacando como “Thrones of Blood”, que abre o CD sem fazer nenhum tipo de concessão, “Liege of Inveracity” e sua fúria incontrolável, além das brutais e agressivas “Infecting the Crypts”, "Effigy of the Forgotten", "Pierced From Within" e "Breeding the Spawn" que acabam  por comprovar e demonstrar o motivo pelo qual a banda se tornou uma referência no brutal death metal: cada mudança de ritmo parece planejada para surpreender o público. O grande diferencial desse ao vivo é a incrível técnica do Suffocation que se mantém intacta no palco, mesmo com toda a intensidade apresentada. Os blasts beats são intensos, e os breakdowns parecem ainda mais impressionantes ao vivo, com o público reagindo como se estivesse lutando em um ringue sem regras.

LIVE IN NORTH AMERICA é um álbum pra quem procura pelo significado das palavras técnica e brutalidade. É um registro de uma banda que carrega o peso, a agressividade a fúria em sua bagagem. Uma representação direta de como o SUFFOCATION soa sem filtros, apenas a intensidade crua de uma das bandas mais influentes da história do death metal. Para aqueles que desejam conhecer o "metal da morte" em sua essência visceral, este álbum é essencial. Até rimou, mas é a mais pura verdade...

Sergiomar Menezes





Nenhum comentário:

Postar um comentário