terça-feira, 20 de junho de 2023

BLACKMORE'S NIGHT - SHADOW OF THE MOON (25TH ANNIVERSARY EDITION)


BLACKMORE'S NIGHT
SHADOW OF THE MOON (25th ANNIVERSARY EDITION) (2023)
Shinigami Records/EDEL/e.a.r. Music/Sound City Records

Em 1997, Ritchie Blackmore decidiu, juntamente com sua esposa, a bela Candice Night, dar voz a um projeto que há muito andava em sua cabeça: Expôr ao mundo sua paixão pela música renascentista, algo que o próprio mantinha desde seus 09 anos de idade. E o primeiro trabalho desse projeto, que se transformou em uma banda de renome internacional (convenhamos que algo capitaneado por um gênio como Blackmore sempre o terá), SHADOW OF THE MOON, completou 25 anos em 2022 e ganhou sua edição de aniversário por aqui através da Shinigami Records em parceria com a EDEL/e.a.r Music/Sound city Records, em uma bela versão slipcase. Ainda que fosse o primeiro trabalho da dupla (sempre acompanhada por excelentes músicos), já era mais do que perceptível a classe e bom gosto dispensado por ambos nas faixas que compõem o CD.

Com uma pequena releitura da capa original (colorida e com Blackmore tocando de pé), o álbum traz em seu encarte a história por trás da banda, além de uma bela e extensa entrevista com o genial guitarrista e Candice, falando sobre tudo que aconteceu durante todo esse período. Algo que a Shinigami vem se tornando referência, pois os trabalhos lançados ou relançados pela gravadora apresentam sempre qualidade acima da média (até mesmo se comparados com lançamentos gringos). O lançamento vem em um bonito slipcase e traz no encarte, a capa original. e nunca é demais lembrar que o mestre Ian Anderson (precisa fazer referência) é convidado especial na faixa "Play Minstrel Play", abrilhantando ainda mais a composição.

Totalmente remixado, o álbum é mais uma prova da classe, técnica, categoria e genialidade de Blackmore. E Candice se mostra uma vocalista de bom gosto e belas melodias vocais. O que fica claro logo na faixa título, que abre o trabalho de uma forma singela e suave. Acompanhados por Pat Reagan nos teclados e pelo The Minstrel Hall Consort (Gerald Flashman, Tom Brown e Lady Green), a dupla nos faz viajar no tempo e nos sentirmos presentes na atmosfera da capa do CD. Como não se emocionar com "The Clock Ticks On"? Que composição bela e cativante! E como dito anteriormente, a participação do mestre Ian Anderson tocando flauta em "Play Minstrel Play" engrandece ainda mais as linhas melódicas e harmônicas da faixa, num andamento climático como as caminhadas medievais. As influências clássicas de Blackmore se mostram ainda mais evidentes em "Ocean Gypsy". Influências essas que sempre estiveram presentes na música do Deep Purple, algo que mesmo que a banda tenha se mantido firme em sua carreira, perdeu e muito com a saída do guitarrista. 

Outros momentos mágicos presentes aqui são composições belas e melódicas como "Magical World", onde a  suavidade  da voz de Candice cria um ambiente de pura tranquilidade e paz, assim como "Renaissance Faire". "No Second Chance" é a faixa mais "diferente" do trabalho, trazendo uma maior proximidade com os dias atuais. "Mond Tanz", a bela "Spirit of the Sea" e Wish You Were Here" também merecem destaque pelas harmonias que trazem consigo. Essa reedição traz duas faixas extras: "Shadow of The Moon"  e "Spirit of the Sea", com apenas Blackmore e Candice em versões "home office", sozinhos no estúdio e ganharam uma atmosfera mais singela, mas nem por isso menos encantadoras.

SHADOW OF THE MOON completa 25 anos e continua atemporal. Mesmo que aqueles detratores não curtam o trabalho de Blackmore após sua saída do Purple, é impossível o fã de música de qualidade não curtir algo tão profundo e verdadeiro como o Blackmore's Night. Parabéns a Shinigami por trazer novamente a grandiosidade do mestre da guitarra (agora em uma outra vertente) a nós brasileiros. Se você não tem a versão original, Essa edição de aniversário é imperdível!

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário