DIMMU BORGIR
FOR ALL TID
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional
FOR ALL TID
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional
As grandes bandas nascem inspiradas, e à prova do tempo, se consolidam como referências em seu estilo. O Dimmu Borgir podemos dizer que se encaixa nesse quesito, no que se refere a Black metal sinfônico.
Em sua estréia, o álbum For All Tid, consegue sintetizar melancolia, arranjos sinfônicos, agressividade e rispidez, trazendo inovação e uma atmosfera única em suas canções. Originalmente de 1994, o debut foi relançado pela Nuclear Blast em 1997, trazendo um pouco mais de clareza no som que inicialmente foi agraciado mas também criticado por sua produção, digamos mais crua e primitiva. A bolacha traz nove faixas e o EP Inn I Evighetenens Morke (1993).
Sobre as músicas, temos faixas marcantes e inspiradas como "Under Korpens Vinger" e "Stien", que trazem agressividade e elementos permeando o clássico Black Metal noventista, mas sempre rondando o soturno e o sinfônico, temos faixas mais diretas como "Glittertind" (com riffs flertando com um metal mais tradicional) e faixas como "Raabjorn Speiler Draugheimens Skodde" e a própria faixa título, "For All Tid" que mesclam climas de bastante melancolia e desolação com riffs e andamentos bem épicos.
Encerrando o som, temos o EP já mencionado Inn I Evighetens Morke, com suas duas partes trazendo um clima ainda mais denso para o trabalho, assim como riffs marcantes. A formação conta com Silenoz (vocais e guitarras), Tjoldav (guitarra), Tristan (baixo), Stian Aarstad (teclados, sintetizadores) e Shagrath (bateria)
Com toda certeza, um grande trabalho que balizou a trajetória de uma das maiores bandas de metal extremo da Escandinávia e serviu de norte para lançamentos igualmente brilhantes pouco depois.
Gustavo Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário