segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

IN FLAMES - THE JESTER RACE/BLACK ASH INHERITANCE (1996/1997 - RELANÇAMENTO 2024)

 


IN FLAMES
THE JESTER RACE/BLACK ASH INHERITANCE (1996/1997 - RELANÇAMENTO 2024)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional

THE JESTER RACE, originalmente lançado em 1996, foi o trabalho que transformou o IN FLAMES em um dos principais nomes do death metal melódico sueco, ao lado de grupos como At the Gates e Dark Tranquillity. A reedição especial deste trabalho inclui não só este álbum icônico, mas também o EP Black-Ash Inheritance (1997), que inclui faixas extras e versões alternativas de canções emblemáticas. Se com "The Lunar Strain", o grupo deu mostras que não seria apenas mais uma banda no cenário, com "The Jester Race", comprovou aquilo que muitos já pressentiam; a melodia podia andar de mãos dados com o death metal e sim, soar brutal ao mesmo tempo. E a Shinigami Records em parceria com a Nuclear Blast, recoloca no mercado a junção do álbum e do supracitado EP, dando aos fãs que ainda mão adquiriram sua cópia, de completar sua coleção, ou, até mesmo, conhecer o início de toda a trajetória vencedora do quinteto sueco.

Anders Fridén (vocal, e um dos principais motivos para a "virada de chave" do In Flames), Jesper Strömblad (guitarra e teclados), Glenn Ljungström (guitarra), Johann Larsson (baixo e backing vocal) e Bjön Gellote (guitarra e bateria), mantiveram o nível de produção alto com a presença de Fredrik Nördstrom, o que trouxe um ótimo equilíbrio entre riffs melódicos, vozes agressivas e cenários épicos. A influência do metal tradiconal, particularmente do Iron Maiden, se funde à brutalidade do death metal sueco, resultando numa sonoridade singular para o período. Fridén apresenta um desempenho intenso, enquanto Jesper Strömblad e Glenn Ljungström, criam melodias cativantes e harmonias memoráveis.

Dentre as faixas, podemos destacar "Moonshield" que se inicia com uma introdução acústica suave que explode em um riff marcante, mostrando o lado melódico do In Flames, "Artifacts of the Black Rain", uma das faixas mais marcantes, cheia de riffs gêmeos e um refrão memorável, "December Flower", composição inspirada, que traz a participação especial de Fredrik Johansson em  um solo impressionante, sendo um exemplo perfeito do estilo da banda na época e a faixa título "The Jester Race" que carrega consigo  tudo o que fez este álbum um clássico: melodia, agressividade e um clima épico. Com relação ao EP,  este trouxe algumas surpresas para os fãs: "Goliaths Disarm Their Davids",  uma faixa inédita que mantém a linha melódica e intensa do álbum. além de "Gyroscope" (versão demo) e "Behind Space" (versão ao vivo), que trazem um olhar cru sobre a evolução da banda.

THE JESTER RACE/BLACK ASH INHERITANCE foi um divisor de águas para o IN FLAMES e para o death metal melódico como um todo. Ele influenciou uma geração de bandas e ajudou a definir o som de Gotemburgo. A fusão entre agressividade e melodia se tornaria a base do som moderno da banda, embora sua abordagem tenha mudado nos anos seguintes. Se você busca um álbum que equilibre peso, melodia e atmosferas épicas, este trabalho é essencial. Um clássico absoluto do gênero que continua relevante e inspirador até hoje.

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário