PENTAGRAM
LIGHTNING IN A BOTTLE
Heavy Psych Sounds - Importado
LIGHTNING IN A BOTTLE
Heavy Psych Sounds - Importado
Prestes a mais uma visita do Pentagram ao Brasil, a banda liderada pelo lendário e doido Bob Liebling lança seu décimo álbum de estúdio, após dez anos sem lançar nenhum trabalho com novas composições. Para quem não é familiarizado com o grupo, a banda foi formada em 1971 em Virginia e é considerada uma das pioneiras do Doom Metal.
A sonoridade do Pentagram sempre se identificou bastante com os pais de tudo, o Black Sabbath, porém com uma identidade própria, com riffs pesadíssimos, cozinha forte e o vocal horripilante (no bom sentido) de Bob Liebling. A banda só conseguiu lançar seu primeiro álbum em 1985, muito pelas doideiras, chapações e abusos de substâncias (todas possíveis e imagináveis) principalmente do seu líder, Liebling. Para se ter uma idéia, basta assistir o documentário “Last Days Here” (2011), disponível na íntegra no Youtube.
Voltando à “Lightning in a Bottle”, o que o Pentagram entrega neste novo trabalho, é tudo o que se espera deles. Desde abertura com “To Live Again”, a sonoridade é “Doom”, pesada, elétrica, suja e empolgante, como se o que se escuta tivesse sido forjado em 1975, para rivalizar com o “Sabotage” do Sabbath (sem comparações entre os dois, é apenas figura de linguagem). A produção é especialmente cuidadosa, e destaca muito a voz de Bob, e diga-se de passagem, para um homem de 71 anos e com todos os problemas que passou na vida, está ótima.
Destacaria algumas faixas, como a mais melódica “Dull Pain”, a “Zeppeliana” “Spread Your Wings”, um hard rock setentista arrasador, a rápida e certeira “I Certainly See You In Hell”, e a pesada e psicodélica “Lady Heroin”, com titulo auto-explicativo. Liricamente, Liebling não tem medo de falar sobre todos os seus vícios, crimes e problemas que passou durante a sua vida. Nunca o fez e não seria diferente agora nesse novo trabalho.
Rotular “Lightning in a Bottle“ apenas como um álbum de doom metal, é rotular este trabalho de uma maneira muito paupérrima. Aqui temos, por óbvio, Doom inspirado pelo Sabbath fase Ozzy, mas também Hard Rock, Heavy Metal, Blues, Rock Clássico, Psicodelia... Tudo isso canalizado por uma banda que esta na estrada há mais de 50 anos. Se você é fã vai amar este álbum. Se não conhece a banda, se dê esse direito, e não se apegue ao rótulo que é atribuído ao Pentagram, pois “Lightning in a Bottle “ é um excelente álbum. Pintou meu primeiro favorito a “Melhores do Ano”.
José Henrique Godoy
Certeiro!
ResponderExcluir