sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

IN FLAMES - USED & ABUSED... IN LIVE WE TRUST (2005/2025 - RELANÇAMENTO)



IN FLAMES
USED & ABUSED... IN LIVE WE TRUST
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional

Um verdadeiro presente para os fãs. Assim podemos descrever USED & ABUSED... IN LIVE WE TRUST, álbum duplo ao vivo lançado pelo IN FLAMES em 2005. Se em 2001, com o lançamento de "The Tokyo Showdown", já era perceptível o poderio ofensivo da banda (ainda que a gravação tenha prejudicado um pouco a qualidade sonora), com esse trabalho o quinteto sueco mostrou porque à época, era considerada uma das maiores bandas do mundo. O material captura a energia intensa e a presença de palco marcante do grupo durante a fase em que consolidava seu som moderno dentro do death metal melódico já flertando fortemente com elementos do metalcore e do metal alternativo. O relançamento, dessa vez como CD duplo, chega por aqui pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast.

Com uma  produção é de alto nível, garantindo um som cristalino e ao mesmo tempo pesado e denso. O vocalista Anders Fridén se destaca pela interação com o público, enquanto os guitarristas Jesper Strömblad e Björn Gelotte entregam riffs poderosos e melodias cativantes. A bateria de Daniel Svensson é precisa, e amparada pelo baixo de Pete Iwers, garantem o peso necessário para as músicas. Captados no Hammersmith Odeon de Londres e no Sticky Fingers, em Gotemburgo (aqui a banda jogava em casa), os shows revelam uma banda soberana em cima do palco.

Entre os momentos mais marcantes do show, destacam-se faixas como "Only for the Weak", clássica e indiscutível, que levanta qualquer plateia com seu groove envolvente, "Cloud Connected", com sua pegada moderna e atmosférica, e clássicos mais antigos como "Episode 666", "Pinball Map", "Moonshield", "Jotun", entre outras que remetem à era mais tradicional do In Flames no death metal melódico.

"Used and Abused... In Live We Trust" é um registro essencial para qualquer fã do IN FLAMES e do metal em geral. Ele não apenas celebra a jornada da banda até meados dos anos 2000, mas também serve como uma porta de entrada para aqueles que querem entender a força do grupo ao vivo. É um lançamento que captura a transição do In Flames de pioneiros do death metal melódico para um som mais acessível e moderno, sem perder a essência energética e agressiva.

Sergiomar Menezes





Nenhum comentário:

Postar um comentário