MARILYN MANSON
ONE ASSASSINATION UNDER GOD - CHAPTER 1
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional - Nacional
ONE ASSASSINATION UNDER GOD - CHAPTER 1
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional - Nacional
Já fazem mais de 30 anos que Brian Hugh Warner, nome verdadeiro do “persona” Marilyn Manson, surgiu no mundo do rock, provocando e chocando o público com elementos satânicos, anti-religióes e todo o tipo de bizarrices, tudo em nome da controvérsia, e ao que tudo indicava, parecia ser o próximo grande nome do Rock. E por um tempo a fórmula funcionou.
Com o passar dos anos, Marilyn Manson começou a perder força, seja por seus trabalhos se tornarem menos atrativos e menos fortes que os dos primeiros anos, sejam por polêmicas extra-música do vocalista, que ganharam muitos destaques negativos durante a década de 2010, com várias denúncias de abuso sexual, vindo da parte de suas ex-companheiras. Tudo isso somado a nenhum trabalho fonográfico de destaque nas últimas duas décadas, empurrou MM para um "fundo de poço” que parecia interminável e irreversível.
Porém próximo ao final de 2024, Manson lança "One Assassination Under God – Chapter 1" seu novo trabalho de inéditas desde 2020. Em meio a todo o caos vivido pelo artista, seria possível fazer algo de qualidade musicalmente falando? A resposta é “quase”. "One Assassination Under God" não tem nada que Manson não tenha feito anteriormente. Porém o novo trabalho se mostra bem mais inspirado e, arrisco dizer, seu melhor trabalho em 20 anos. Bons momentos como a gótica e soturna faixa título, ou em “No Funeral Without Applause”, esta demonstra também peso e melancolia, ao mesmo tempo guiada por um riff monstro de guitarra, que aproxima a música de um clima pós-punk.
"Nod If You Understand" é a faixa que mais se aproxima do Metal, e na letra Manson Brada: “A dor é uma linguagem que foi falada para mim /agora é minha hora de responder!". Liricamente esta não é apenas a única passagem que temos o sentimento que o “malvadão” Manson esta querendo pagar de vítima... Mas a questão aqui é apenas a música, e não temos e nem queremos julgar ninguém, afinal de contas quem julga é o juiz e a justiça. “As Sick As The Secrets Within" mais uma boa faixa, novamente com um clima gótico, envolto em sintetizadores; “Sacrilegious” na minha opinião, a melhor faixa, com um clima bem Glam Rock, ao mesmo tempo que quer se aproximar de “Beautiful People”, e ser um tipo de sua sequência.
Enfim, após todos os “quiprocós” que o Sr. Manson se envolveu, "One Assassination Under God – Chapter 1" parece como se fosse um pedido de segunda chance para a carreira de um artista que parecia ser o futuro do rock há umas décadas atrás. Vamos dar essa chance à ele? Musicalmente podemos sim, o resto não temos capacidade para julgar. O álbum teve sua versão nacional editada pela Shinigami Records.
José Henrique Godoy
Nenhum comentário:
Postar um comentário