IN FLAMES
SOUNDTRACK TO YOUR ESCAPE (2004/2024)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
SOUNDTRACK TO YOUR ESCAPE (2004/2024)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
Se no trabalho anterior, o controverso "Reroute to Remain" (2002), o IN FLAMES já dava nítidas mostras de que estava se distanciando do death metal melódico, em SOUNDTRACK TO YOUR ESCAPE, álbum lançado em 2004 e que agora ganha relançamento por aqui através da parceria Shinigami Records/ Nuclear Blast, a banda decidiu apostar ainda mais firma em um momento de transição na sua sonoridade. O álbum mostra o grupo sueco incorporando elementos mais modernos, incluindo influências de metal alternativo e industrial. De certa forma, o quinteto manteve suas raízes, mas extrapolou os limites do estilo que a consagrou, o que acabou agradando muitos fãs, mas que também desagradou uma parcela bastante significativa dos mesmos.
Anders Fridén (vocal), Jesper Strömblad (guitarra), Björn Gelotte (guitarra), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (batreria) contaram com a produção de Daniel Bergstrand, o que garantiu um processo bastante polido e denso, destacando camadas de sintetizadores (algo raro no trabalho da banda) e guitarras com afinação mais baixa. Com um clima mais "sombrio e atmosfera focado muito mais no groove, em vez da melodia tradicional e dos solos mais elaborados que marcaram álbuns anteriores como Clayman (2000) e Colony (1999), o álbum dividiu (e muito) opiniões. Destaque para a bateria de Daniel Svensson, que aqui ganhou um som mais mecânico, o que contribui para a sensação industrial do disco.
Ainda que controverso, "Soundtrack to Your Escape" apresenta bons momentos, que nos faz lembrar o quão técnica e clássica a banda ainda conseguia ser. Exemplos? A abertura com"F(r)iend", um dos momentos mais densos e pesados do álbum. As guitarras se unem ao baixo/bateria, criando uma muralha sonora, propícia para os vocais "esquizofrênicos" de Fridén. Assim como podemos citar "The Quiet Place", que foi lançada como single e traz os vocais mais melódicos, além de possuir um refrão forte e intenso, "Touch of Red", que apesar de ser uma faixa que mostrou a nova direção a ser seguida pela banda, trouxe qualidade, e "My Sweet Shadow", provavelmente, a faixa mais "In Flames" do trabalho, trazendo agressividade e melodia dosadas de maneira correta.
Um divisor de águas e de opiniões. Alguns fãs apreciaram a evolução da banda e a busca por novos sons, enquanto outros criticaram a ênfase nos vocais limpos, atmosferas eletrônicas e a espécie de "americanização" do som dos suecos. Apesar das controvérsias, SOUNDTRACK TO YOUR ESCAPE teve apelo comercial e ajudou a consolidar o IN FLAMES como uma das bandas mais populares do metal moderno. Abrindo as portas para um público maior e influenciando (e sendo influenciado) a cena nos anos seguintes. Um álbum que apesar das qualidades, deixou uma marca estranha na carreira da banda.
Sergiomar Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário