segunda-feira, 24 de março de 2025

THERION - VOVIN (1998/2024) - RELANÇAMENTO

 


THERION
VOVIN
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional

Um trabalho do THERION ou um álbum solo do seu líder e fundador Christofer Johnsson? Independente da maneira que se enxergar, a verdade é VOVIN é um dos pilares do metal sinfônico, grandioso, épico e clássico. Ainda que Christopher tenha contratado músicos para a gravação do álbum, podemos dizer sim, que estamos diante de um trabalho do Therion, pois a mente brilhante por trás de todas as composições continua intacta. Lançado em 1998, o CD é um dos álbuns mais icônicos da banda sueca, consolidando o grupo como referência no já supracitado metal sinfônico. Uma obra, que se destaca pelo equilíbrio entre o peso do metal e a sofisticação da música erudita, que tem seu relançamento no Brasil pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast.

O já citado Christopher Johnsson chamos vários músicos para gravarem este trabalho, dentre os quais podemos citar o experiente Waldemar Soryctha (guitarras, Grip Inc), Tommy Eriksson (guitarras), Jan Kazda (baixo) e Wolf Simon (bateria) como banda principal de apoio, no entanto outros músicos também se fizeram presentes como Ralf Scheepers (vocal em "The Wild Hunt") e Sarah Jezebel Devah (vocais soprano e vocais adicionais). A produção, mixagem e masterização ficaram por conta de do próprio Christopher em parceria com Siegfried Bemm, responsável também por algumas guitarras adicionais. O resultado? O álbum é uma entrega à orquestração sinfônica e vocais operísticos, criando uma sonoridade grandiosa e praticamente cinematográfica. Os riffs de guitarra ainda são marcantes, mas agora dividem espaço com arranjos orquestrais bem elaborados, ancorados por um coral poderoso.

Um trabalho homogêneo e grandioso, mas que mesmo nivelado por cima, acaba tendo alguns destaques. Entre eles podemos citar "The Rise of Sodom and Gomorrah", mm dos maiores clássicos do Therion! Essa faixa abre o álbum com um arranjo épico e um refrão imponente, impulsionado pelos corais e pelo peso das guitarras, bem como "Wine of Aluqah", uma composição que mescla velocidade e dramaticidade, com melodias orientais e um trabalho excepcional dos vocais. Podemos citar ainda "Clavicula Nox", a faixa mais longa e atmosférica do álbum, destacando-se pelo tom místico e pelos belíssimos arranjos orquestrais e "Raven of Dispersion" que encerra o trabalho num clima melancólico e sofisticado, quase ritualístico.

VOVIN é frequentemente citado como um dos melhores trabalhos do THERION e um dos álbuns mais importantes do estilo. Uma obra-prima do metal sinfônico, equilibrando com maestria peso e melodia, agressividade e sofisticação. Com um trabalho orquestral magnífico e composições envolventes, é um disco essencial tanto para fãs do gênero quanto para aqueles que desejam conhecer o lado mais sinfônico do metal.

Sergiomar Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário