terça-feira, 2 de abril de 2024

AMORPHIS - QUEEN OF TIME - LIVE AT TAVASTIA (2024)

 


AMORPHIS
QUEEN OF TIME - LIVE AT TAVASTIA
Shinigami Records/ Nuclear Blast - Nacional

Um dos períodos mais sombrios da humanidade, a pandemia, fechou o mundo por dois anos e ficamos praticamente sem apresentações artísticas de qualquer espécie por um bom tempo. No mundo do Rock e Metal obviamente não foi diferente e então, as bandas e artistas buscaram alternativas para manter-se de alguma forma ativos. Foram criadas “colabs”, “lives” e até apresentações ao vivo com “portas fechadas” e público zero.

Algumas bandas aproveitaram esse tipo apresentação para gravar álbuns “ao vivo”. Como bons exemplos, temos o Candlemass, o Behemoth, e este álbum do Amorphis. Impossibilitado de apresentar o álbum “Queen Of Time”, recém lançado à época, a banda pegou seus instrumentos, equipamentos e equipe, e se trancou no famosíssimo Club Tavastia, em Helsinque, capital da Finlândia, e executou o álbum de ponta a ponta, para uma plateia inexistente.

A impressão de monotonia que pode passar ao se ter conhecimento do formato do trabalho, desaparece nos primeiros segundos de audição. Com uma produção mais do que caprichada, todo o repertório de “Queen Of Time é executado com excelência, e em nenhum momento é possível se ter idéia que o local está vazio, ao menos quando do silêncio ao final das faixas. Inclusive músicas como "The Golden Elk”, “Daughter Of Hate”, “We Accursed” e “Amongst Stars” - esta com a participação de Anneke Van Giersbergen - parecem ter uma energia ligeiramente superior aos seus registros de estúdio.

Enfim, um ótimo e interessante trabalho dos finlandeses. O álbum foi lançado nacionalmente pela Shinigami Records e vale a conferida, seja você já fã do Amorphis ou apreciador de boa música pesada. Com certeza “Queen Of Time – Live At Tavastia” é um excelente aquecimento para quem for assistir o Amorphis nas apresentações que a banda fará no Brasil agora em abril de 2024.

José Henrique Godoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário