DIMMU BORGIR
SPIRITUAL BLACK DIMENSIONS
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
SPIRITUAL BLACK DIMENSIONS
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
Manter o reinado do Black Metal mundial foi tarefa árdua para os noruegueses do Dimmu Borgir, a banda precisava manter o alto nível em termos de composição e musicalidade.
De pronto a capa ,“The Wounded Angel”, do artista finlandês Hugo Simberg, já entrega uma egrégora mais sinistra e até mística por parte da temática da obra, que apresenta sons mais complexos e brutais em perfeita simetria com a melodia característica dos caras, contando com a produção do mestre Peter Tagtgren no Abyss Studios, que mais uma vez acertou em cheio no resultado final.
A primeira faixa “Reptile“ já cativa o ouvinte com um clima bem hipnótico, sendo um dos destaques do álbum, “Behind the Curtains of Night- Phantasmagoria” é uma pedrada veloz e certeira, destaque a parte ao baterista Tjoldav desde a introdução inicial a levada rápida e insana.
Faixas como as excelentes “Dreamside Dominions” , “The Promised Future Aeons” e a icônica “The Insight and the Catharsis” evocam arranjos mais sinfônicos e de grande inspiração da dupla Silenoz e Astennu nas guitarras, bem como em “The Blazing Monoliths of Defiance” mais cadenciada, e na introspectiva “Grotesquery Conceiled (Within Measureless Magic)”.
O opus se encerra em grande estilo com a climática e marcante “Arcane Lifeforce Mysteria“, trazendo um clima ainda mais apocalíptico, com seus momentos de melancolia e caos. É inegável o quanto a banda cresceu em termos de composição e sonoridade. Um grande ponto a se observar é a participação com vocais limpos de ICS Vortex (Arcturus, Borknagar) em faixas como essa última, “Reptile” e “The Insight….” , complementando aos vocais de Shagrath, que a essa altura já era considerado um grande vocalista e frontman do metal mundial. Outra informação interessante é que se trata da despedida de três membros desse line up, o baterista Tjoldav, o baixista Nagash (que assina três faixas) e o guitarrista Astennu.
Um grande marco na carreira da banda que vinha numa crescente em sua trajetória. E com o fator tempo, veio a se tornar mais um clássico aclamado por sua cada vez maior horda de fãs no mundo inteiro.
Gustavo Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário