sexta-feira, 25 de abril de 2025

INCITE - SAVAGE NEW TIMES (2025)

 


INCITE
SAVAGE NEW TIMES
REIGNING PHOENIX MUSIC - Internacional 

O sobrenome Cavalera carrega um peso quase mítico no mundo do metal - não importa quem o carrega ou onde ele apareça, sempre chama atenção. O fascínio que a comunidade do metal tem por tudo que envolve Max Cavalera é algo extraordinário. Pode ser filho, sobrinho, neto ou bisneto: se tem o sangue (ou mesmo a conexão) Cavalera, a galera para pra ouvir.

No caso do Incite, a responsabilidade é grande - mas a entrega é ainda maior. Liderado por Richie Cavalera, enteado de Max, o grupo segue com fidelidade e intensidade os caminhos agressivos traçados por seu padrasto. E o novo lançamento, “Savage New Times”, deixa claro que a lição foi aprendida com louvor - Nunca tire a distorção da guitarra, jamais perca a brutalidade de vista e tenha o groove na manga.

“Lies” abre o disco de maneira primorosa - pesada, alternando entre momentos velozes e cadenciados, com Richie gritando o título da faixa como se não houvesse amanhã no refrão. “Feel This Shit (I'm Fired UP)”, “Just a Rat” e “Doubts and the Fear” exploram um lado mais moderno da banda, lembrando inclusive trechos do álbum “3”, do Soulfly. A última dessas, aliás, apresenta uma energia única, com uma quebra surpreendente no meio trazendo um belo dedilhado.

“Dolores” é um dos pontos altos. Seu instrumental carrega uma carga emocional evidente, com uma rítmica mais lenta que ganha força nos refrãos, soando bastante cativante. O trabalho em si é cheio desses "nós" soltos — há agressividade por todos os lados, mas nunca presa a uma única fórmula. Pelo contrário: trata-se de um disco dinâmico, que agradará fãs de bandas que vão de Gojira e Machine Head (nos seus bons momentos) até Carcass ou Arch Enemy.

“Used and Abused” vem com belíssimos blast beats em um momento denso, seguido por “Never Die Once”, mais arrastada e pesadíssima, preparando o terreno para a faixa-título, que fecha o disco do mesmo jeito que ele começou: brutal, brutal e brutal. Obviamente, o mérito não é só de Richie Cavalera. Layne Richardson (guitarra), EL (baixo) e Lennon Lopez (bateria) são exímios em seus instrumentos, dando ao vocalista toda a base e liberdade para brilhar em suas interpretações.

Savage New Times” tem tudo para agradar gregos e troianos - do velho reclamão ao marinheiro de primeira viagem. Se você curte agressividade com pegada moderna e peso de sobra, aqui está uma audição poderosa e empolgante.

William Ribas




Nenhum comentário:

Postar um comentário