CANDLEMASS
CANDLEMASS (POLAR ROUGH MIX)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
CANDLEMASS (POLAR ROUGH MIX)
Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional
Lembro claramente da euforia de quando foi lançado o autointitulado álbum do Candlemass, em 2005. Após um hiato de mais de uma década sem lançamentos de estúdio, o mestres suecos do Doom Metal juntam forças novamente com Messiah Marcolin, seu mais clássico vocalista, e lançam este petardo, também conhecido como “o álbum branco do Candlemass”.
Para comemorar o aniversário de vinte anos deste clássico (e na minha opinião de fã da banda, um dos melhores trabalhos do Candlemass), é lançado “Polar Rough Mix”. Como o nome entrega, são gravações do mesmo material do álbum já citado, porém numa forma mais crua e rude, registros estes feitos no Estúdio Polar, em Estocolmo.
Pode até parecer num primeiro momento, que se trata de um trabalho para juntar uns trocados a mais, mas esta impressão cai por terra já no inicio de “Black Dwarf”, uma paulada e talvez a música mais agressiva de toda a discografia do Candlemass. A mixagem deixa em evidência os riff assombrosos das guitarras de Lars Johanson e Mappe Björkman, junto ao peso magistral do baixo de Leif Endlin. A bateria de Jan Lindh perdeu um pouco de espaço nesta mixagem, ficando mais “escondida”, mas nada comprometedor.
O tracklist segue a mesma ordem original, com todas as excelentes composições, porém numa forma mais “como vieram ao mundo”, sem adornos. O que torna muito relevante para os fãs e colecionadores do Candlemass, pois quem é colecionador gosta de fazer comparações entre uma edição/versão e outra, e no final das contas, vale a pena ouvir tanto o original como esta nova roupagem. No cd bônus, temos ainda versões demo tape de quatro faixas do álbum. O Candlemass fez muito bem em lançar esse documento para registrar e comemorar a importância de “Candlemass" (2005). Lançamento nacional Shinigami Records.
José Henrique Godoy


Nenhum comentário:
Postar um comentário